
A manhã desta sexta-feira, 9, foi marcada por uma ação educativa em Boa Vista para reforçar a campanha Maio Amarelo 2025. Em frente à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP), bairro São Francisco, a Prefeitura promoveu um “adesivaço” em táxis-lotação e veículos oficiais de secretarias municipais.
Participaram da iniciativa as secretarias de Saúde, de Gestão Social (SEMGES), de Educação e Cultura (SMEC) e de Mobilidade Urbana (SEMOB), além de motoristas da Cooperativa de Táxi Lotação (CTL). A proposta é ampliar a visibilidade da campanha pelas ruas da capital e reforçar a conscientização sobre a segurança no trânsito.
Segundo o gerente de Prevenção e Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN), Ney Brito, a proposta é que os motoristas foco da ação sejam multiplicadores da campanha. Além disso, o adesivo utilizado é regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e contribui para reduzir a incidência solar no interior do veículo.
“Estamos espalhando a mensagem da responsabilidade humana no trânsito com a ajuda dos táxis-lotação e dos veículos das secretarias. Eles circulam diariamente pela cidade e atuam como multiplicadores dessa mobilização”, destacou.
Os cooperados da CTL foram mobilizados pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), que regulamenta e fiscaliza o serviço prestado pela categoria. Além desses, outros condutores também puderam adesivar seus carros durante a ação. “É só parar e colocar. Nosso adesivo cumpre a função visual da campanha e ainda traz benefícios práticos”, completou Ney.
Presidente da CTL, Isaías Pereira reforçou o envolvimento da categoria. “A gente participa todos os anos da campanha Maio Amarelo com a prefeitura. Estamos no trânsito todos os dias e temos o dever de ajudar a conscientizar para reduzir acidentes, que ainda são muitos em Boa Vista”, declarou.
Com 25 anos de atuação como taxista, Naldo Sousa também destacou a importância da campanha. “Já melhorou muita coisa com a atuação da SMTRAN, mas ainda tem acidentes por falta de atenção. Essa campanha é um reforço para lembrar os cuidados, principalmente agora no período chuvoso”, pontuou.