Mais de 3.500 estudantes de Roraima escolhem profissão com ajuda do teste vocacional do Inovem

Projeto da Assembleia Legislativa encerrou as atividades deste ano nesta sexta-feira, com aplicação de questionário no município de Caracaraí. – Fotos: Marley Lima | SupCom/ALERR

O Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), concluiu as atividades de 2025 do teste vocacional nesta sexta-feira, 28, no município de Caracaraí. Mais de 3.500 alunos de escolas do ensino médio da rede pública do estado que responderam ao questionário este ano e puderam ter um direcionamento para escolher a profissão que vão exercer na vida adulta.

A última aplicação do teste vocacional foi feita na Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra, no Colégio Estadual Militarizado João Rogélio Shuertz e na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, reunindo aproximadamente 400 estudantes.

Presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra.

Para a presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra (União), o projeto superou as expectativas e a meta é dobrar o número de pessoas atendidas no próximo ano, com a expansão da ação para os demais municípios de Roraima.

“A ideia surgiu de uma demanda real, vivenciada dentro de sala de aula. Hoje, temos retorno positivo dos pais que agradecem porque os filhos realmente tiveram a verdadeira direção. A educação, sem dúvida, é um meio de transformação na vida de cada um deles”, declarou.

Sebastião Cruz, professor de Matemática.

O retorno também vem de quem acompanha os alunos no dia a dia dentro da escola. O professor de matemática da Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra, Sebastião Cruz, disse que é a primeira vez que uma instituição pública aplica esse modelo de questionário na escola.

“Eu acredito que abriu muito a mente dos nossos alunos, então achei a iniciativa maravilhosa. Inclusive fiz o teste e deu certo, o meu perfil foi certinho na profissão que exerço, professor. Isso mostra a eficácia do questionário”, comentou.

Radson Ferreira é aluno do 3º ano do ensino médio.

Início de um sonho

O estudante Radson Ferreira, de 19 anos, é aluno do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra. Ele fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no próximo domingo (30) fará o vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ele disse ter ficado feliz ao fazer o teste vocacional, pois confirmou a escolha profissional que deseja seguir.

“Criei admiração pela psicologia e comecei a pesquisar sobre. Entendi a importância da profissão para a sociedade, então decidi por essa área. O resultado do teste foi compatível com o meu desejo, então se tudo der certo, eu saio da escola para realizar este sonho”, disse.

A aluna do Colégio Estadual Militarizado João Rogélio Shuertz, Ester Barreto, ainda está no 1º ano do ensino médio, mas aproveitou a oportunidade para fazer o teste e definir desde já a profissão que vai exercer no futuro.

“O meu teste resultou em empreendedorismo, que inclui advocacia, engenharia civil, policial civil, médico veterinário. São profissões que estão no meu radar e que vou me encaixar bem. Fiquei muito feliz”, destacou.

Ester Barreto é aluna do 1º ano do ensino médio.

Teste vocacional

O teste vocacional é aplicado por meio de formulário on-line, no qual os alunos respondem a perguntas específicas sobre o próprio perfil. Com base nas respostas, a plataforma sugere profissões que mais se assemelham às características e aos gostos dos estudantes.

As áreas de afinidade são: realista, artístico, investigativo, convencional, social e empreendedor, que abrangem diversos segmentos. Durante a programação, os alunos ainda assistem a uma palestra sobre a importância de saber escolher a profissão e entendem detalhes sobre as áreas de afinidade.

O palestrante, psicólogo Wagner Costa, reforçou que esse processo de orientação vocacional ajuda muito os jovens a pensarem no futuro e escolherem de forma consciente.

“Fazer uma boa escolha de profissão é extremamente importante. E o caminho é este: se conhecer, identificar seu perfil e procurar fazer uma junção entre aquilo que se gosta com a profissão”, explicou.

Wagner Costa, psicólogo palestrante.

Inovem

Criado em março de 2025, o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) que tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo local, promover a educação financeira e capacitar cidadãos para o desenvolvimento de negócios.

Instituído pela Resolução Legislativa nº 01/2025, o Inovem desenvolve seis projetos: Conexão Financeira; Inovarr; Inovem Pro; Feira Inovem; Elas Inovam; e Teste Vocacional nas Escolas, todos voltados a diferentes segmentos e perfis da população, com foco na inclusão, inovação e geração de renda.

Inovem encerra atividades do teste vocacional em Caracaraí.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Bruna Cássia

Veja também

Topo