MDA reforça ações voltadas à segurança alimentar do povo Yanomami

No município de Amajari foram plantadas mudas de frutas e mandioca. – Fotos: Ascom | MDA

O Ministério do Desenvolvimento e Agricultura Familiar (MDA) segue desenvolvendo ações para promover o bem-estar às comunidades indígenas que vivem no território Yanomami. Em Roraima, representantes do MDA, visitaram o projeto de apoio ao povo Yanomami executado em parceria com o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e Embrapa.

No município de Amajari, os representantes participaram da implantação de viveiros de reprodução de mudas de abacaxi, banana e mandioca, que serão transportados para as terras Yanomami. Ao todo foram plantadas 1.500 mudas de abacaxi, 1.000 estacas de mandioca de nove cultivares e 50 mudas de banana imperial. O processo de plantação garante mudas sadias e livres de contaminações.

Na oportunidade, a equipe se reuniu com o coordenador da Casa de Governo, Nilton Tubino. Durante o encontro foi apresentado o balanço das ações do MDA voltadas aos povos Yanomami, com a presença de representantes de diversos órgãos do governo.

Os representantes do MDA também cumpriram agendas na Embrapa e na Terra Indigena Yanomami comunidade de Auaris, local onde foi realizada uma oficina de planejamento de atividades com os povos Indígenas Sanöma relativa à formação da Escola de Saberes. Também sendo implantado um viveiro de mudas e um módulo de avicultura para produção de proteínas. Em Boa Vista-RR ocorreram reuniões técnicas de alinhamento institucional com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e IFRR.

Priscila Florestal

Veja também

Topo