Em sessão do Congresso Nacional nesta terça-feira, 19, foi lançada a Agenda Legislativa da Indústria 2024. A solenidade atendeu a um requerimento proposto pelo líder do Republicanos no Senado Federal, Mecias de Jesus, e pelo vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marcos Pereira.
A agenda, elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), lançada todos os anos pela instituição, reúne as propostas com maior impacto para o desenvolvimento econômico e social do país. Estão na pauta da CNI, a Reforma Tributária, projetos de interesse do setor industrial em tramitação no Legislativo e as matérias ligadas à economia verde. De acordo com o documento, as propostas podem melhorar o ambiente de negócios e favorecer a atração de mais investimentos. “A recente aprovação da Reforma Tributária e os debates em torno da pauta verde refletem a necessidade urgente de políticas que não apenas estimulem o crescimento econômico, mas também abordem questões cruciais como a sustentabilidade e a equidade social”, afirmou o senador Mecias.
Outras pautas prioritárias que constam na agenda são a regulamentação do mercado de carbono, a modernização do setor elétrico e a desoneração da folha de pagamento do setor. “O compromisso com a indústria brasileira é a marca do nosso partido. O nosso desejo é de contribuir para a revitalização da indústria. A agenda da indústria é a agenda do Brasil. A melhoria da educação e da infraestrutura, a geração de empregos são pautas do setor, e também do nosso país”, apontou o presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira.
Para o senador Mecias de Jesus, a recente aprovação da política Nova Indústria Brasil deu um passo significativo em direção à valorização e fortalecimento do setor industrial. “É uma decisão que não apenas reconhece a importância da indústria para a nossa economia, mas também demonstra um comprometimento genuíno com a reindustrialização do país”, ressaltou o parlamentar.
O senador Mecias, representante de Roraima, falou ainda sobre o notável crescimento econômico que o estado vem experimentando, destacando especialmente o papel crucial desempenhado pelo setor industrial. “Sob a gestão do atual governador, Antonio Denarium, Roraima alcançou em 2021 o terceiro maior crescimento do PIB do país, atingindo 8,4%. Esse sucesso não é isolado. A economia roraimense tem crescido consistentemente em ritmo superior à média da Região Norte e do restante do país”, disse.
O compromisso em defender a indústria nacional como um pilar fundamental para o progresso econômico e social do país é uma pauta do senador Mecias de Jesus. Ele reafirmou seu apoio ao avanço da indústria brasileira e seu comprometimento em continuar trabalhando em prol do desenvolvimento de Roraima e do Brasil. “É fundamental que continuemos a trabalhar em conjunto, governo, parlamento e setor privado, para criar um ambiente propício aos investimentos, à inovação e ao desenvolvimento social. Precisamos garantir não apenas o acesso ao crédito para a indústria, mas também políticas que promovam a educação e a formação profissional, garantindo que todos os brasileiros tenham a oportunidade de prosperar neste novo cenário econômico. Defender a indústria nacional é defender empregos, avanços, desenvolvimento social e tecnológico”, afirmou.
Segundo o presidente da CNI, Ricardo Alban, a Agenda Legislativa é um instrumento vital para impulsionar o progresso econômico e social do Brasil. “A Agenda Legislativa é uma das principais contribuições que o setor industrial, liderado pela CNI, tem dado há 29 anos para que possamos construir um Brasil socialmente mais justo e economicamente viável. É o principal instrumento de diálogo que mantemos com os parlamentares, o governo federal e a sociedade civil. Nosso objetivo, ao definir essa lista de prioridades, é contribuir para a votação e aprovação de propostas com impacto positivo sobre o ambiente de negócios”, destaca Ricardo Alban.
Participaram da solenidade o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima, Izabel Itikawa, senadores, deputados, representantes de federações estaduais e de associações setoriais da indústria.