Em um passo significativo para o desenvolvimento educacional e sustentável da região, o Senador Mecias de Jesus (Republicanos/RR) apresentou o Projeto de Lei 2848/2024, que visa autorizar a criação da Universidade Federal do Campo em Boa Vista, Roraima. Além disso, o senador também protocolou a Indicação 54/2024 ao Ministério da Educação, reforçando a necessidade dessa instituição.
A proposta de Mecias tem como objetivo promover a formação dos povos do campo, da floresta e das águas, capacitando agentes públicos para atuarem nas políticas públicas voltadas a essas comunidades.
“A região Norte, especialmente o Estado de Roraima, deve ser prioridade. O Norte do país possui o menor índice de aumento no número de matrículas na rede federal de educação superior. Urge a necessidade do Estado brasileiro garantir o desenvolvimento educacional priorizando a nossa região, e a criação da Universidade Federal do Campo é estratégica”, afirmou o senador
Pesquisa
A Universidade Federal do Campo busca não apenas a formação educacional superior, técnica e profissional, mas também o desenvolvimento de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais, florestais e aquáticas. A iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar, preservar o meio ambiente e valorizar a cultura dos povos do campo, da floresta e das águas.
“Com a criação da Universidade Federal do Campo, estamos garantindo não apenas educação de qualidade, mas também o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades rurais, florestais e aquáticas de Roraima. É hora de priorizar o Norte do Brasil!”, destacou o Senador Mecias de Jesus.
Essa proposta também está alinhada com as demandas do Grito da Terra Brasil 2024, encontro promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), destacando a importância de uma instituição educacional dedicada à formação e capacitação dos trabalhadores rurais e agentes públicos, promovendo a inclusão social e econômica dessas comunidades.