
Durante reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado nesta terça-feira (8), o senador Mecias de Jesus, líder do Republicanos no Senado, fez uma série de pedidos ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em defesa de melhorias na infraestrutura de Roraima. Mecias solicitou ações concretas para ampliar a conectividade aérea e fluvial no estado, que ainda enfrenta desafios históricos no setor.
Reinstalação dos fingers no aeroporto de Boa Vista
O senador destacou que, apesar da recente modernização do Aeroporto Internacional de Boa Vista, a retirada dos fingers – as pontes de embarque – prejudicou o conforto e a acessibilidade dos passageiros.
“Quando é verão, temos um sol escaldante. Quando chove, é chuva todo dia. Sem os fingers, retrocedemos. É um apelo do povo de Roraima”, afirmou.
Ele também chamou atenção para os transtornos enfrentados por pessoas com deficiência: “Já tivemos várias dificuldades com cadeirantes para embarcar nas aeronaves.”
O ministro Silvio Costa Filho reconheceu o problema e afirmou que a solução está sendo construída com a concessionária:
“Já solicitei à concessionária que avance no estudo técnico para resolver a situação dos fingers. O problema é que, na época da concessão, não foi combinada a responsabilidade pela manutenção. A empresa acabou retirando os fingers, e agora estamos tentando contornar isso. Queremos oferecer a operação adequada e garantir a segurança. Estamos acompanhando de perto.”
Construção de novos aeroportos em Rorainópolis e Uiramutã
Mecias também pediu a inclusão de dois novos aeroportos no plano de trabalho do ministério: um em Rorainópolis, segunda maior cidade do estado, e outro em Uiramutã, município de difícil acesso e com população majoritariamente indígena.
“Rorainópolis precisa de uma pista de pouso segura. Já Uiramutã tem acesso muito difícil por terra. Um aeroporto seria essencial para atender essas populações.”
Sobre o aeroporto em Rorainópolis, o ministro respondeu:
“Estamos trabalhando para incluir o aeroporto de Rorainópolis no programa Ampliar, que tem como foco justamente atender regiões com grande demanda e pouca estrutura. Reconhecemos a importância estratégica dessa cidade para o estado de Roraima.”
E sobre o aeroporto de Uiramutã:
“O senhor tem razão, senador. Hoje as pessoas pousam em uma área muito simplória, com riscos principalmente para aviões pequenos. Estamos estudando um projeto para viabilizar a construção de um aeroporto, que poderá ser executado pela Infraero ou pela Codevasf. Assim que o projeto estiver pronto, poderemos avançar.”
Porto
Por fim, o senador solicitou a construção de um pequeno porto na vila de Santa Maria do Boiaçu, no Baixo Rio Branco.
“Mesmo com a média de 20 a 30 embarcações por dia, não temos lá nenhum porto. Santa Maria é a vila mais populosa e mais visitada da região. Um pequeno porto atenderia muito bem toda aquela área.”
O ministro Silvio Costa Filho se comprometeu a avaliar o pleito:
“Vamos enviar uma equipe técnica para fazer uma visita in loco, com o secretário nacional de hidrovias. Queremos discutir a possibilidade de um IP4 para viabilizar um miniporto que possa atender a região. Podem contar comigo nessa causa.”
Ao encerrar sua fala, Mecias reforçou o reconhecimento ao trabalho do ministro, mas destacou a urgência dos investimentos:
“Nosso estado precisa ser incluído de forma efetiva no planejamento nacional de infraestrutura”, pontuou o senador.