Medalha Cruviana: ALERR é homenageada pelo Ministério Público de Contas

A Casa Legislativa teve papel preponderante na história da instituição, aprovando a autonomia do Ministério Público de Contas. – Fotos: Marley Lima

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foi homenageada nessa sexta-feira, 7, com a Medalha Cruviana do Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR), durante o 1º Congresso da instituição, por ocasião do aniversário de 14 anos. O congresso, realizado no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), teve como tema os Povos Tradicionais e Direitos Humanos:

O procurador-geral da Assembleia Legislativa, Paulo Holanda, representou o presidente da instituição, Soldado Sampaio (Republicanos). “É um reconhecimento do Ministério Público de Contas ao Poder Legislativo, pelos relevantes trabalhos prestados a toda a sociedade roraimense”, disse o procurador.

A deputada Catarina Guerra (União) representou o pai dela na ocasião, o ex-deputado Chico Guerra. “Uma homenagem estendida ao meu pai em razão do trabalho exemplar que ele realizou frente à Assembleia como deputado constituinte, que levantou a bandeira do Ministério Público de Contas. Sinto-me honrada e, sem dúvida, realizamos a continuidade deste trabalho, fazendo com que a Assembleia Legislativa esteja e seja participativa nas ações envolvendo nosso Estado”, afirmou.

O procurador-geral do MPC, Paulo Souza, ressaltou que o congresso celebra o símbolo da Amazônia, os povos tradicionais, as populações ribeirinhas e indígenas.

“O Congresso foi pensado para atiçar o debate e acredito que seja a primeira vez que a Agência Brasileira de Inteligência, delegados federais e a Superintendência da Polícia Federal que participam deste debate transversal, que passa pela educação, saúde e a valorização dos povos indígenas, bem como combate do crime organizado. Temos que valorizar acima de tudo os povos tradicionais”, explicou.

O procurador destacou que a Assembleia Legislativa tem um importante papel na história do MPC. “Foi a Assembleia Legislativa que aprovou a autonomia do Ministério Público de Contas. A existência do MPC se confunde com a história da Assembleia Legislativa. Homenageamos uma instituição que é titular do controle externo e que as temáticas discutidas no congresso também são temáticas que se discute na Casa Legislativa. Além disso, foi uma grande parceira neste evento, pois fez toda a parte de mídia e de transmissão ao vivo”, destacou.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades que contribuíram com o desenvolvimento da instituição, agraciados com a honraria Medalha Cruviana. A palestra de abertura foi ministrada pelo jornalista Daniel Camargos, repórter especialista na área dos direitos humanos, mineração e Amazônia.

Marilena Freitas

 

Veja também

Topo