Eneva e Sebrae realizam rodada de negócios e cadastram fornecedores locais de Roraima

Em parceria com o Sebrae, a maior geradora de energia do Estado levará oportunidades de negócios para pequenos, médios e grandes empresários da região. – Foto: Divulgação

Com o objetivo de manter a busca por parcerias de longo prazo e priorizar a contratação de fornecedores de serviços e de mão de obra locais, impulsionando o desenvolvimento das regiões onde está presente, a Eneva, a maior operadora privada de gás natural em terra do Brasil e empresa integrada de energia, e o Sebrae de Roraima realizarão nesta quinta-feira, 21, uma rodada de negócios e o cadastramento de potenciais fornecedores do Estado de Roraima.

O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), das 14h às 20h, sem a necessidade de inscrições antecipadas. Na primeira parte da reunião, a Eneva vai apresentar como se tornou a maior geradora de energia do Estado de Roraima, contando desde a produção do gás, no Amazonas, até o fornecimento da energia em Boa Vista.

A partir dessa contextualização, os empresários serão orientados sobre como eles podem se desenvolver para se tornarem fornecedores sustentáveis e de longo prazo. Essa iniciativa visa garantir o compromisso da Eneva de, até 2030, aumentar o investimento na capacitação de mão de obra local e no desenvolvimento de fornecedores. Em 2022, foram aplicados, só com provedores de serviços e insumos regionais, R$ 678 milhões nas regiões Norte e Nordeste, o triplo de 2021.

“Valorizar e atuar com o fornecedor local é um dos pilares dos compromissos ESG da Eneva. Essa rodada de negócios com o Sebrae é mais uma iniciativa para o desenvolvimento da economia dos lugares em que atuamos, garantindo aderência às melhores práticas socioambientais em nossos contratos e buscando ampliar a cadeia de valor local.” explica Marcio Lira, especialista em Relações Institucionais da Eneva. Durante o evento, Márcio irá explicar como e quais são os processos para ser parte da cadeia de suprimentos da companhia.

Para Miguel Lobo, gerente geral da planta do Complexo Azulão 950, os empresários de Roraima poderão conhecer mais sobre a companhia, o que ajuda a se tornar um parceiro comercial. “Vamos apresentar para eles não só a nossa operação, mas também os desafios, as oportunidades e as inovações do setor de Energia. Conhecer melhor a Eneva é se preparar para realizar entregas sólidas e, por isso, também vamos realizar o cadastro dos interessados durante o encontro com esses empresários”, afirma Miguel.

Nesta rodada, serão priorizadas 15 áreas potenciais como, por exemplo, materiais elétricos, de vedação, mecânicos, ferramentas, acessórios e utensílios industriais, serviços de alimentação, de limpeza industrial, etc. Poderão se cadastrar fornecedores de pequeno, médio e grande porte, relacionados à operação da companhia e se encaixem em critérios socioambientais.

Sobre a Eneva

A Eneva é a maior operadora privada de gás natural onshore do Brasil e uma empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções de energia. A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Goiás. Atualmente, opera 12 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), possuindo, ao todo, uma área total sob concessão superior a 63 mil km², a maior no Brasil.

Com um parque de geração com 6,3 GW de capacidade contratada em operação e construção, a Eneva produz energia segura e competitiva para o sistema elétrico brasileiro. Seus ativos de geração termelétrica já operacionais estão localizados nos estados do Maranhão (Complexo Parnaíba e Itaqui), Ceará (Pecém II e Termofortaleza), Sergipe (Hub Sergipe) e Roraima (Jaguatirica II) e os demais, ainda em fase de implementação, estão situados no Amazonas (Complexo de Azulão, com o projeto Azulão 950 MW) e no Maranhão (UTE Parnaíba VI e as plantas de liquefação de gás natural). Em renováveis, a Eneva iniciou, em 2023, a operação comercial do Complexo Solar Futura, em Juazeiro, na Bahia – um dos maiores parques fotovoltaicos das Américas.

Pioneira por natureza, a Eneva desenvolveu um modelo de negócio inédito no Brasil: o Reservoir-to-Wire (R2W), que consiste na geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural e o SSLNG (o Gás Natural Liquefeito em Pequena Escala) produzido e entregue a grandes clientes industriais por meio rodoviário, no modelo Reservoir-to-Client (R2C). Com isso, a companhia desempenha um papel importante na transição da matriz energética brasileira, oferecendo energia a partir de um combustível flexível, econômico e eficiente. Listada no Novo Mercado da B3 (Bolsa de Valores brasileira) desde 2007, a empresa integra o Ibovespa e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), entre outros índices da Bolsa. A Eneva visa continuar crescendo de forma responsável, oferecendo soluções de energia confiáveis e acessíveis para a sociedade.

 

Veja também

Topo