Mediadores de leitura de Roraima passam por capacitação sobre literatura

Iniciativa visa promover o letramento literário entre os estudantes da rede estadual. – Fotos: Ascom/Seed

Professores que atuam em salas de leitura e bibliotecas das escolas da rede estadual estão participando de uma capacitação focada em Letramento Literário. A primeira edição do ciclo de palestras, parte do programa Caminhada Literária, ocorre no auditório do IFRR (Instituto Federal de Roraima) nesta quarta-feira, das 14h às 18h, e quinta-feira, das 8h às 12h.

A coordenadora pedagógica do programa Caminhada Literária, Valdenize Cardoso, destacou que a iniciativa visa promover o letramento literário entre os estudantes da rede estadual. “O programa foca na assessoria das atividades pedagógicas das salas de leitura e bibliotecas, o que inclui a formação continuada dos mediadores de leitura, que são os professores que atuam nesses espaços”, explicou.

Ela ressaltou que o trabalho envolve a orientação na elaboração de projetos, seguida de visitas técnicas para acompanhamento. A programação do evento inclui uma apresentação cultural musical na abertura, seguida de palestras e rodas de conversa. Haverá ainda uma performance de poema bailado, mais palestras e outras rodas de conversa.

“O tema deste primeiro ciclo de palestras é ‘Letramento Literário: ler além das letras’, e busca refletir com os mediadores de leitura sobre a importância do letramento literário, o conceito em si e sua aplicação prática”, afirmou Valdenize.

Além de reforçar o conhecimento sobre letramento literário, mediação, uso do texto poético e literatura regional, os profissionais participantes poderão aplicar essas experiências na prática.

“Queremos criar um espaço de diálogo entre os profissionais e mediadores de leitura. Além disso, os momentos culturais integram a programação porque entendemos que a literatura também se expressa na arte, no canto, na dança e na poesia. O ciclo de palestras é uma oportunidade para reflexão profunda sobre essa temática, de forma cultural e enriquecedora”, concluiu.

Pecali

O Pecali (Programa Estadual Caminhada Literária) foi criado em 2008 pela Seed com o objetivo de oferecer assessoria pedagógica às salas de leitura e bibliotecas das unidades de ensino da rede estadual. O programa busca aprimorar a proficiência em leitura entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio, através do letramento literário.

Élissan Paula Rodrigues

Veja também

Topo