Médicos e enfermeiros são treinados sobre novo sistema de informação

Treinamento ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 4, no auditório do HGR. – Fotos: Ascom/Sesau

A implantação do SisREG (Sistema Nacional de Regulação), uma ferramenta que visa melhorar e ampliar o fluxo de internação de pacientes no SUS (Sistema Único de Saúde), foi foco de um treinamento promovido pela Sesau (Secretaria de Saúde).

O treinamento ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 4, no auditório do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, situado no bairro Aeroporto, zona Norte de Boa Vista.

O SisREG é um sistema online criado para o gerenciamento de toda a rede de regulação do Estado, desde a rede básica até a rede especializada, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

“É justamente para diminuir a quantidade de folhas e facilitar o serviço de internação dessas unidades hospitalares, bem como também melhorar o faturamento delas, porque nesse momento vamos ter agora dados gerados pelo próprio sistema”, afirmou o diretor do Departamento de Regulação da Sesau, Manuel Roque.

Além das equipes médicas e de enfermagem do HGR, a atividade também contou com a participação de profissionais do Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues, Pronto Atendimento Cosme e Silva e retaguarda do Hospital Lotty Íris – unidade conveniada.

Os responsáveis pela operacionalização do sistema receberam orientações, desde a autorização de internação hospitalar, passando pela verificação de informações clínicas, até a forma correta de inserção de informações para melhorar o atendimento assistencial ao paciente.

A coordenadora do Núcleo Interno de Regulação do HGR, Jamayra Santos, acredita que o fluxo da unidade sentirá as melhorias com a implantação do SisREG.

“O treinamento é muito importante para as mudanças de fluxo. O sistema vai melhorar muito o fluxo, tanto intra-hospitalar quanto extra-hospitalar, o fluxo de regulação e aumenta o complexo regulador do Estado, melhorando as transferências dos pacientes, o tempo de espera por transferência e otimizando a internação hospitalar do paciente”, destacou.

Funcionamento

A implantação do SisREG iniciou este ano. Em abril, ocorreu a apresentação das funcionalidades do sistema para a Coordenação de Atenção Básica de Boa Vista, vinculada à prefeitura da capital.

No mês seguinte, a Sesau promoveu treinamentos para os servidores responsáveis pela operação do SisREG nas Unidades Básicas de Saúde, primeiro da capital, e em seguida nos municípios do interior do Estado.

Dessa forma, todas as UBS dos municípios de Roraima já passam a realizar os agendamentos por meio da ferramenta, e o usuário poderá acompanhar a definição do horário e data do procedimento no Meu SUS Digital, aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Suyanne Sá
Topo