Memória Legislativa: ALERR inaugura Galeria dos Deputados Constituintes

Assembleia Legislativa abre espaço com acervo de memórias dos parlamentares responsáveis pela elaboração da Constituição Estadual, promulgada em 1991. – Fotos: Marley Lima/Alfredo Maia/Nonato Sousa/ Marcio Magalhães | SupCom/ALERR

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) inaugurou, nesta quinta-feira, 2, a Galeria dos Deputados Constituintes no hall do Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos. A homenagem é um reconhecimento aos parlamentares responsáveis pela elaboração da Constituição Estadual, promulgada em 1991 — marco histórico que estabeleceu as bases jurídicas, políticas e sociais da vida democrática roraimense.

O presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou a importância da galeria para a Casa Legislativa. “Estamos criando um acervo de memória, resgatando a história do Poder Legislativo e do Estado de Roraima, tanto em formato físico quanto virtual. Queremos que todos contribuam com doações e registros. Hoje, inauguramos a galeria que reconhece homens e mulheres eleitos pelo povo. Era uma lacuna que precisávamos preencher, pois éramos uma das poucas Casas Legislativas do país que ainda não tinham esse espaço de reconhecimento”, disse.

Presidente da Assembleia, deputado Soldado Sampaio destacou o resgate da memória do Legislativo e a criação do acervo histórico da Casa.

A galeria é composta por QR Codes que dão acesso a vídeos produzidos com tecnologia de inteligência artificial, nos quais a voz dos parlamentares narra sua trajetória de vida e atuação política no período de 1991 a 1994. O recurso é inspirado em experiências semelhantes realizadas no Museu do Senado Federal e conta com tradução em Libras, reforçando o compromisso da instituição com a acessibilidade e a inclusão.

As fotografias originais da época foram restauradas pelo Instituto de Documentação, Acervo e Memória (Idam). A equipe do instituto também gravou depoimentos em áudio de até um minuto com os próprios deputados e seus familiares, que destacam memórias e vivências do período constituinte, enriquecendo o acervo histórico.

Adriana Cruz enfatizou o reconhecimento e a valorização dos parlamentares que construíram a Constituição Estadual.

De acordo com a superintendente do Idam, Adriana Cruz, o trabalho foi realizado com dedicação e respeito à história. “Este é um símbolo de gratidão e reconhecimento a esses parlamentares, homens e mulheres, que instituíram o Poder Legislativo e construíram a nossa constituição. É também uma forma de deixar este legado vivo para as próximas gerações”, destacou.

O ex-deputado Antônio Evangelista Sobrinho, conhecido como Pampinha, relembrou a importância do momento constituinte.

Ex-deputado Pampinha ressaltou que a primeira Constituição do Estado representou a maior obra política de sua geração.

“O maior momento político de Roraima foi quando tomamos posse na Assembleia Legislativa e instalamos a Constituinte. A primeira Constituição do Estado foi a maior obra política da nossa geração”, afirmou.

Outro parlamentar da época, Renan Bekel Pacheco, destacou a relevância da iniciativa.

Renan Bekel reforçou a importância do trabalho dos constituintes como pilares da Assembleia Legislativa.

“É muito bom porque aqui você pode rever seus amigos e reconhecer que entramos para a história como deputados constituintes. Nós fomos os pilares da Casa Legislativa”, frisou.

A ex-deputada Rosa Rodrigues também expressou emoção com a homenagem.

“Estou muito grata e orgulhosa, porque participamos da construção do estado. Trabalhamos dia e noite para fazer nossa Constituição. Como mulher, foi uma vitória, e mostrei que temos capacidade de dirigir as leis”, declarou.

Rosa Rodrigues lembrou a participação feminina na Constituinte e o empenho na construção do Estado de Roraima.

Com a inauguração da Galeria dos Deputados Constituintes, a Assembleia Legislativa reafirma seu compromisso com a preservação da memória histórica e com a valorização daqueles que desempenharam papel essencial na construção do ordenamento jurídico estadual. Trata-se de um tributo de respeito e gratidão a todos os constituintes, perpetuando sua contribuição para a democracia de Roraima. Os registros fotográficos da solenidade estão disponíveis no Flickr do Poder Legislativo

Bárbara Carvalho

Veja também

Topo