Metas do Parlamento: ALE-RR inicia ano legislativo com foco em prioridades para 2025

Deputados destacaram saúde, segurança, direitos humanos, empreendedorismo e fortalecimento das ações parlamentares. – Fotos: Jader Souza / Nonato Sousa / Renata Carvalho | SupCom/ALE-RR

O Plenário Noêmia Bastos Amazonas foi palco, nesta terça-feira, 18, da abertura do ano legislativo de 2025 da Assembleia de Roraima (ALE-RR). Com o auditório lotado e a presença de diversas autoridades do Estado, a sessão marcou o retorno das atividades, com discursos voltados para as metas e desafios do ano.

Infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e bem-estar social despontaram como prioridades. O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), enfatizou que o parlamento está mais atento às demandas sociais, especialmente nas áreas da saúde e segurança pública.

Deputado Soldado Sampaio tratou sobre fiscalização das áreas de saúde e segurança pública.

“A saúde pública precisa de um debate sério e urgente, pois a população exige melhorias e continuidade nos serviços. Na segurança, enfrentamos o crescimento da violência e vamos tratar essas questões com prioridade. Por isso, queremos dizer que os deputados estão atentos, sintonizados, foram às bases, conversaram com as pessoas e naturalmente vão trazer esses temas aqui para o plenário”, destacou Sampaio.

Prioridades para 2025

Saúde e segurança pública

Em entrevista ao “Parlamento de Ponta a Ponta”, da Rádio Assembleia (98,3 FM), o primeiro-vice-presidente da Casa, deputado Jorge Everton (União), compartilhou os objetivos da Mesa Diretora do Legislativo para 2025, com foco no caráter fiscalizatório do Poder Legislativo.

Deputado Jorge Everton é 1º vice-presidente da ALE-RR.

“Precisamos de soluções urgentes para a saúde pública e segurança, pois há relatos graves de falhas no atendimento médico-hospitalar, bem como no aumento da violência. Vamos cobrar providências e defender os interesses da sociedade roraimense”, pontuou Everton.

O deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União) também destacou que seguirá na fiscalização e proposição de projetos de lei em prol da saúde. “Como presidente da Comissão de Saúde, cobro do Executivo melhorias na assistência desta área, tanto na capital quanto no interior. Seguimos debatendo soluções e garantindo que as demandas sejam atendidas”, afirmou.

Parlamentar Angela Águida Portella é presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR.

Direitos Humanos e bem-estar animal

As prioridades do parlamento roraimense incluem garantir direitos e ampliar a assistência a diversos grupos da sociedade, como idosos, pessoas com deficiência, indígenas, consumidores e a causa animal.

A deputada Angela Águida Portella (Progressistas) é presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALE-RR e ressaltou a ampliação das ações voltadas à inclusão. “Nosso objetivo é fortalecer esta comissão, bem como as ações no Teamarr [Centro de Acolhimento ao Autista], ampliando as atividades para esse público. Apesar disso, somos parlamentares e seguimos comprometidos com todos os segmentos da sociedade”, afirmou.

Já o deputado Dr. Meton (MDB) reforçou a atuação em prol dos povos indígenas. “Em 2025, vamos colocar em prática leis já aprovadas e ouvir as demandas da população. Na Comissão Indígena, trabalharemos em novas eleições e daremos continuidade ao nosso compromisso com os povos originários”, pontuou.

Tayla Peres é presidente do Procon Assembleia.

Na defesa do consumidor, a presidente do Procon Assembleia, deputada Tayla Peres (Republicanos), anunciou uma nova iniciativa para facilitar o atendimento à população. “O Procon Assembleia terá novidades, pois abriremos um polo no Fórum da Cidadania para atender melhor a população. Temos muito trabalho pela frente e uma expectativa positiva para este ano”, disse.

Na área de bem-estar animal, o parlamentar Marcinho Belota (PRTB) celebrou um avanço inédito na Casa. “Vamos iniciar, nos próximos dias, o primeiro programa de Bem-Estar Animal da Casa Legislativa do Estado e fico feliz que é o primeiro do Brasil. Então vamos iniciar o ano com muito trabalho, pois a previsão é de seis mil castrações até o final do ano e, com toda certeza, quem ganha é a população”, declarou.

Marcos Jorge é presidente da Comissão de Constituição da Casa Legislativa.

Desenvolvimento e harmonia institucional

No campo econômico, o deputado Marcos Jorge (Republicanos) enfatizou a importância de garantir o crescimento sustentável do Estado. “Nosso foco é o desenvolvimento econômico de Roraima. Discutimos amplamente o orçamento, que impacta diretamente o PIB estadual, e continuaremos aprovando leis que atendam aos anseios da sociedade”, afirmou.

Já o parlamentar Lucas Souza (PL) ressaltou não somente a harmonia entre os Poderes, mas também o papel fiscalizador e proponente de políticas públicas da ALE-RR. “O Legislativo é parceiro do Executivo, mas também fiscaliza e propõe políticas públicas. Minhas pautas incluem juventude e cultura, e todos os deputados estão comprometidos em representar bem a população”, disse.

Para o deputado Coronel Chagas (PRTB), a análise de projetos institucionais em 2025 seguirá conduzida com responsabilidade. “Discutiremos projetos dos Três Poderes e órgãos do Estado, pois nosso compromisso é aprovar propostas que realmente beneficiem a população e garantam o bom funcionamento das instituições”, pontuou.

Aurelina Medeiros está à frente do Centro de Apoio aos Municípios da Casa Legislativa.

Além do caráter institucional, a deputada Aurelina Medeiros (Progressistas) reforçou que a atuação parlamentar não se limita ao plenário e segue ativa mesmo nos recessos. “A Assembleia não para. Seguimos próximos da população, visitando cada região para acompanhar de perto as necessidades do Estado. Nosso trabalho é contínuo e esperamos um ano ainda melhor”, declarou.

Já o deputado Marcelo Cabral (Cidadania) frisou a necessidade da escuta ativa da sociedade para promover avanços em áreas essenciais da sociedade. “Trabalhamos juntos por um Estado mais justo, ouvindo a sociedade e atendendo às necessidades da população. Saúde, educação, cultura e economia são prioridades para tornar Roraima melhor para todos”, afirmou.

Catarina Guerra é presidente da Escolegis.

Empreendedorismo e mercado de trabalho

Os parlamentares também reforçaram a relevância de fomentar o empreendedorismo e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

Presidente da Escola do Legislativo (Escolegis), a deputada Catarina Guerra (União) frisou o compromisso com a inovação e o empreendedorismo. “Queremos estar mais próximos da população, criando oportunidades para inovar e empreender. Há muitas ações e novidades chegando para fortalecer o desenvolvimento do Estado”, declarou.

Já o deputado Renato Silva (Podemos) enfatizou a necessidade de combater barreiras etárias no mercado de trabalho. “Apresentei o projeto ‘Mais 40’, que garante vagas em concursos e empresas contratadas pelo governo para pessoas acima de 40 anos. Queremos ampliar oportunidades e combater restrições injustas”, afirmou.

Chico Mozart é 2º vice-presidente da ALE-RR.

Crescimento das ações parlamentares

O compromisso de fortalecer as ações do Legislativo, garantir a execução de projetos aprovados e continuar ouvindo a população para promover melhorias também foram destaque na sessão desta terça-feira.

O deputado Chico Mozart (Progressistas) falou sobre o novo ciclo de trabalho, com ênfase na recomposição das comissões. “Com a nova gestão na Mesa Diretora, seguimos trabalhando. O plenário reabre, mas nunca paramos. Haverá recomposição das comissões, e cada deputado atuará onde pode contribuir melhor para a sociedade”, afirmou.

O deputado Armando Neto (PL) reforçou o foco na fiscalização e garantia da eficácia dos projetos aprovados. “Iniciamos 2025 com muito trabalho na Assembleia. Após aprovarmos projetos no ano passado, agora vamos fiscalizar a execução para garantir que atendam às necessidades de Roraima”, disse.

Gabriel Picanço é o secretário-geral da Diretoria Executiva da UNALE.

Por sua vez, o parlamentar Isamar Júnior (Podemos) se comprometeu a intensificar o trabalho parlamentar, com ações voltadas para a discussão de propostas que atendam às demandas da população. “Minha meta é trabalhar ainda mais por Roraima, propondo projetos de lei e audiências públicas para discutir e corresponder aos anseios da sociedade”, concluiu.

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos), que ocupa o cargo de secretário-geral na atual gestão da Diretoria Executiva da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), também participou do “Parlamento de Ponta a Ponta”, nesta terça-feira.

O parlamentar comentou sobre o papel do Legislativo na realização de ações concretas por meio das emendas parlamentares. “Nosso papel é trabalhar em prol da população. Entregamos, recentemente, 30 ambulanchas para comunidades do Rio Branco e destinamos mais de 8 milhões de reais para levar energia elétrica para 250 famílias do Amajari”, disse.

Anderson Caldas

Veja também

Topo