Microcrédito em Roraima apresenta crescimento de 5%, segundo dados do Santander

Dados do Prospera, programa de microfinanças do Banco, reforça que as mulheres, com 66%, são a maioria neste modelo de tomada de crédito. – Foto: Ascom | Santander

A demanda por crédito para investir no próprio negócio impulsionou um incremento de 5% no volume da carteira de recursos concedidos pelo Santander Brasil a micro e pequenos empreendedores em Roraima, no segundo semestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Segundo dados do Prospera Santander Microfinanças, o programa de microcrédito do Banco, as mulheres são as que mais procuram essa modalidade de crédito, alcançando 66% do total dos clientes no país.

Entre os maiores tomadores de crédito, a maioria deles está concentrada nos setores de confecção, cosméticos e beleza. Além de ser uma linha mais barata e de fácil acesso, que ajuda os empreendedores na compra de mercadorias, matéria-prima e, até mesmo, investir na estrutura ou expansão do próprio negócio, os empreendedores contam com atendimento de especialistas para dar um suporte na gestão empresarial e identificação de oportunidades.

Prospera

O Prospera Santander Microfinanças, direcionado a microempreendedores, chegou a R$ 3,3 bilhões em janeiro de 2025 (crescimento de 9% frente ao mesmo período de 2024) em carteira em todo o país. O projeto, com aproximadamente 1,4 mil especialistas dedicados ao empreendedor em todo o Brasil, faz parte da estratégia do Banco de interiorização e geração de oportunidades com foco principal nas regiões Nordeste e Norte. Atualmente, são 1,15 milhão de clientes ativos, crescimento de 3% frente ao mesmo período do ano passado.

“Os resultados obtidos até aqui mostram o papel de agente transformador que o Prospera desempenha no Brasil. Nos sentimos orgulhosos quando percebemos o impacto do trabalho nas comunidades brasileiras. Temos uma vocação fomentadora da microeconomia e nos sentimos motivados a avançar ainda mais”, afirma Fernando da Hora, sênior head do Prospera Santander Microfinanças.

O programa de microcrédito do Banco já atendeu mais de 2,9 milhões de empreendedores em 1.755 municípios do Brasil, desde o lançamento, em 2002. Desenhado no modelo de aval solidário – no qual os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um.

Kauê Diniz

Veja também

Topo