Mineração em áreas não indígenas de Roraima vai ser discutida em audiência pública

Serão conhecidas experiências de garimpo no Pará que podem servir de base para legalizar exploração de minérios em terras roraimenses. – Foto: Alfredo Maia

O deputado Renan (Republicanos) usou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira, 8, para anunciar e convidar a população a participar de uma audiência pública que vai debater o minério legal em áreas não indígenas. O evento acontece em 17 de março, das 15h às 18h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos.

“Quero convidar toda a população e todos os nossos amigos parlamentares para discutirmos a legalização da mineração em ‘áreas brancas’, não indígenas. Vamos trazer geólogos e informações da mineração no Estado do Pará”, disse.

Renan reforçou que a ideia da audiência é desconstruir a visão errônea que se tem sobre a garimpagem de minérios, bem como das pessoas que desenvolvem essas atividades.

“Muitos têm os garimpeiros como bandidos, e não são. Eles são trabalhadores que buscam a legalização do garimpo. Acredito que essa audiência vai mudar a história do nosso Estado com relação ao minério legal que pode ser extraído de acordo com as normas de fiscalização ambiental, que devem ser respeitadas”, afirmou.

Renan acrescentou que a audiência terá também como finalidade saber como funciona a legalização do garimpo no Pará, que servirá de base para o Estado de Roraima.

Curso de formação

O deputado aproveitou para falar sobre o curso de formação da segunda turma da Polícia Penal, que já passou por todas as fases. “Estamos esperando agora o governador marcar o início das aulas, até porque os recursos já estão garantidos. Espero que ele tenha sensibilidade, e sei que tem, pois tem investido pesado na segurança pública do Estado. O exemplo está nas ruas”, disse, ao agradecer o empenho dos demais deputados.

Marilena Freitas

 

Veja também

Topo