O reitor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), professor Cláudio Travassos, esteve reunido nesta quinta-feira, 21, com o secretário nacional de esporte do Ministério do Esporte, Paulo Henrique Cordeiro, visando o apoio da pasta na execução de projetos de infraestrutura da instituição. Os procuradores da Assembleia Legislativa de Roraima, Paulo Holanda e Sergio Mateus também participaram do encontro.
O representante do Ministério do Esporte está em Roraima para levantar demandas do estado no setor. Segundo ele, o Governo Federal pretende ampliar a atenção para a região Norte. “Temos a visão de democratizar o acesso aos equipamentos e eventos esportivos em todo país. Queremos apoiar projetos e iniciativas que beneficiam a população. Nossas futuras parcerias com a Uerr vão ajudar milhares de pessoas”, destacou.
Na reunião, foram analisados dois projetos prioritariamente. O primeiro é a construção de uma quadra poliesportiva coberta. De acordo com o reitor da Uerr, a proposta é reforçar a formação acadêmica dos alunos dos cursos de saúde, em particular, o de Educação Física. “O curso de Educação Física pode oferecer diversos serviços à nossa população. Poderemos viabilizar mais projetos com esse suporte que poderá vir do Ministério do Esporte”, ressalta.
O segundo projeto em análise é a construção de uma academia de musculação e cross training ao ar livre e com acesso gratuito para a comunidade em geral. Ambas as propostas contariam com o envolvimento de professores, acadêmicos e egressos da Universidade Estadual, o que reforçaria a formação profissional e daria mais oportunidades de estágios e empregos. “Ao atender as demandas da universidade, estamos atendendo à população”, destaca o Secretário Nacional de Esporte.
Projetos para a terceira idad
Ainda na reunião, o representante do Governo Federal conheceu o Programa Social de Extensão à Pessoa Idosa, coordenado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UERR. O projeto de extensão oferece capacitações para as pessoas com 60 anos ou mais nas áreas de saúde, educação, lazer, entre outras, de forma gratuita. Cordeiro comentou a importância da iniciativa e disse que avaliará como o Ministério do Esporte poderá prestar apoio ao projeto.