Missão na Holanda: Prefeitura de Boa Vista conhece soluções inteligentes e sustentáveis para enfrentar desafios climáticos

Objetivo é conhecer iniciativas que gerem impactos positivos nas comunidades, especialmente na gestão de drenagem urbana. – Fotos: Semuc | PMBV

A missão internacional da Prefeitura de Boa Vista, que integra a delegação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na Holanda, segue cumprindo uma intensa agenda de visitas técnicas e encontros com especialistas. Nesta quarta-feira, 21, o prefeito Arthur Henrique, acompanhado da equipe técnica do município, participou de uma caminhada por Rotterdam para conhecer in loco iniciativas que utilizam soluções baseadas na natureza.

O foco principal da missão tem sido conhecer de perto soluções urbanas inteligentes, sustentáveis que geram impactos positivos nas comunidades, especialmente na gestão de drenagem urbana e enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas. Entre estão as “watersquares” (praças que acumulam água em períodos de chuva), os jardins filtrantes, que ajudam na drenagem e purificação da água, e o Parque Hofbogen, intervenção urbana que alia sustentabilidade, lazer e controle de enchentes.

Ainda durante a manhã, a comitiva foi recebida na Prefeitura de Rotterdam, onde participou de uma apresentação detalhada sobre as políticas de resiliência climática da cidade, conduzida por um conselheiro especialista em gestão hídrica. O encontro destacou como Rotterdam se tornou referência mundial na prevenção de alagamentos e na convivência harmoniosa com a água, aproveitando o espaço urbano de forma criativa e funcional.

No período da tarde, as visitas continuaram no Tidal Park (Parque de Maré) Keileweg, um espaço inovador que utiliza o movimento das marés como aliado na drenagem urbana, além de promover biodiversidade e lazer para a população. Encerrando a agenda, a equipe visitou o Global Center on Adaptation (GCA), um dos centros mais avançados do mundo em desenvolvimento de soluções para adaptação climática.

O prefeito Arthur destacou que o compromisso da gestão municipal vai muito além de cumprir protocolos ou leis, mas de garantir que cada investimento feito com recursos públicos traga retorno real para a população.

“Temos um compromisso muito sério com o dinheiro público. Viemos aqui buscar soluções modernas, inteligentes e que realmente funcionam, para que cada real que investirmos em obras e ações na nossa cidade gere qualidade de vida para as pessoas. Temos hoje R$ 250 milhões, recursos que conseguimos por meio de emendas parlamentares, destinados exclusivamente para soluções de drenagem em Boa Vista. Estamos em fase de elaboração dos projetos e, por isso, é fundamental conhecer experiências de sucesso como essas, que aliam tecnologia, sustentabilidade e impacto positivo na vida das pessoas”, afirmou o prefeito.

A missão segue até o dia 24 de maio, com outros compromissos na agenda, sempre focando em experiências que possam ser aplicadas na realidade de Boa Vista, especialmente para enfrentar os desafios impostos pelo desequilíbrio climático e pelo crescimento urbano.

Veja também

Topo