Missões Uagro: Sebrae-RR inicia calendário de Missões Empresariais para setor do agronegócio

O objetivo de impulsionar o setor agrícola do estado e promover conhecimento aos produtores rurais participantes de projetos setoriais. – Fotos: Ascom | Sebrae-RR

Com objetivo de impulsionar o setor agrícola do estado e promover conhecimento aos produtores rurais participantes de projetos setoriais, o Sebrae Roraima iniciou o calendário de Missões Empresariais da Unidade de Competitividade Agroambiental (UAGRO).

Missão Fruticultura

A primeira foi a Missão Fruticultura, que aconteceu entre os dias 19 e 24 deste mês em Manaus (AM) e levou produtoras rurais atendidos pelo Sebrae por meio do projeto de Fruticultura; representantes e associações ligados à fruticultura; parceiros como associações e cooperativas locais.

Na missão, os participantes realizaram visitas técnicas nas regiões produtivas de Manaus, Itacoatiara, Iranduba e Rio Preto da Eva no estado do Amazonas. O intuito das visitas era promover aos produtores acesso ao mercado com a utilização de metodologias e ferramentas que possibilitem a aproximação comercial entre demandante e ofertante.

Participantes da Missão Fruticultura realizando visitas técnicas

A primeira parada da missão foi no Plantio de Açaí, região de Manacapuru, no sítio da produtora Bia, que já colheu 3 toneladas de açaí por hectare e estima colher 5 toneladas por hectare este ano. Na oportunidade, os participantes fizeram conexão e obtiveram orientações sobre processos e legislações para iniciar na área de produção e indústria, além de insights de como investir com tecnologia e inovação.

O analista técnico do Sebrae Roraima e gestor do projeto de fruticultura, Ricardo Belém, ressaltou o objetivo da missão:

Ricardo Belém, analista técnico do Sebrae/RR e gestor do projeto de fruticultura

“Na missão visitamos várias propriedades que são referências em agregação de valor ao negócio, onde os produtores puderam enxergar novas oportunidades de negócios em suas propriedades, mais geração de renda e buscar informação e inovação para levar à suas propriedades.”

A conexão entre produtores e pesquisadores foi essencial para enriquecer as práticas agrícolas, melhorar a produtividade e levar soluções reais para os desafios enfrentados no campo, especialmente para os produtores roraimenses que participaram da missão.

Participantes da missão em visitas técnicas

Sobre o Projeto Sebrae de Fruticultura

O Projeto Sebrae de Fruticultura tem como objetivo fortalecer e impulsionar o setor agrícola do estado com foco no desenvolvimento sustentável. A iniciativa oferece suporte e capacitação aos produtores rurais promovendo a adoção de práticas agrícolas eficientes, tecnologias avançadas e gestão estratégica.

A ideia é incentivar a diversificação produtiva, estimular a criação de cadeias de valores integradas e a geração de oportunidades de negócios por meio do projeto de Fruticultura da UAGRO. Por meio destas capacitações técnicas promovida pelo Projeto Sebrae de Fruticultura, os empresários rurais terão grandes oportunidades de ampliar os conhecimentos na área.

Missão técnica Fruticultura 2025 – Manaus (AM)

Missão Produção de Alevinos e engorda de Tambaqui

Seguindo o calendário das missões, empreendedores do ramo de agropecuária e piscicultura embarcaram nesta segunda-feira (27) para a Missão Produção de Alevinos e Engorda de Tambaqui, em Palmas (TO).

A missão se estendeu até quinta-feira, 30, e contou com a participação de 12 piscicultores da Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial dos Piscicultores de Roraima (COPARR) dentre eles 3 produtores de alevinos.

O objetivo era promover conhecimento aos participantes sobre as práticas mais inovadoras na área da agropecuária e piscicultura, além de oportunizar troca de experiências e feedbacks sobre a atuação em campo.

Missão Produção de Alevinos e Engorda de Tambaqui

A missão iniciou com uma visita técnica na sede da Embrapa, onde os participantes conheceram de perto as tecnologias e práticas que fortalecem a produção de alevinos e engorda de tambaqui. Iniciativas como essa fortalecem a cadeia produtiva do pescado, incentivam a inovação no manejo e impulsionam o desenvolvimento da piscicultura roraimense.

O analista técnico do Sebrae Roraima e gestor da missão, Rodrigo Rosa, destacou as atividades realizadas na missão:
“O objetivo foi conhecer as novas tecnologias de produção e manejo do tambaqui, ampliar o network e firmar parcerias tecnológicas, principalmente com a Embrapa, para melhoria do desempenho do peixe produzido e comercializado pela COPARR.

Participantes da missão realizando visitas técnicas.

Nessa missão os produtores puderam ter contato com as tecnologias em experimentação pela Embrapa Aquicultura e Pesca, quanto à produção e manejo do tambaqui para um melhor desempenho, conversão alimentar e ampliação no volume muscular do tambaqui. Além disso, também puderam conhecer experiências de produção de alevinos de um dos produtores do Tocantins e também experiências com tambaqui sendo produzido em tanque rede.”

Na programação, os participantes visitaram a propriedade ‘Fazenda São Paulo’ para conhecer a produção de alevinos e as metodologias utilizadas no processo. Na oportunidade os produtores tiveram acesso aos procedimentos utilizados e absorveram como referência para a produção de alevinos em Roraima.

Rodrigo Rosa, analista técnico do Sebrae Roraima e gestor da missão.

Missão Bovinocultura de corte e leite

A próxima missão da Unidade de Competitividade Agroambiental (UAGRO) do Sebrae/RR será a Missão Bovinocultura, a acontecer de 8 a 15 de novembro em Cuiabá (MT).

A missão será focada na bovinocultura de corte e leite e tem como objetivo proporcionar aos participantes uma experiência prática e enriquecedora. A programação incluirá visitas técnicas a propriedades de referência, instituições de pesquisa, cooperativas e eventos do setor, ampliando o conhecimento técnico e estratégico para aplicação nas propriedades locais.

O analista técnico e gestor do Projeto de Bovinocultura do Sebrae Roraima, Emerson Melo, destacou parte da programação prevista.

Participantes da Missão realizando visitas técnicas.

“A missão bovinocultura de corte e de leite tem como objetivo de levar os produtores roraimenses em busca de mais conhecimentos. Lá nós vamos ter uma série de visitas técnicas em propriedades que trabalham gestão de propriedade, inovação e tecnologia no campo, e eles vão ter a possibilidade de visitar propriedades que executam a parte da fertilização in vitro ( FIV) e o IATF, que é a inseminação a tempo fixo, com a possibilidade de execução de alta performance. Então, os produtores vão conhecer propriedades de excelência, com ótimos resultados positivos.” Garantiu o analista.

Missão Bovinocultura.

Durante a missão, os participantes discutirão temas essenciais para desenvolver as técnicas em campo, como:
Sistemas de produção eficientes e sustentáveis;

– Tecnologias inovadoras aplicadas à pecuária;

– Manejo de pastagens e integração lavoura-pecuária;

– Modelos de negócios e organização de produtores;

– Experiências de sucesso no setor pecuário mato-grossense.

Além de tudo, a missão é focada em desenvolver gestão de qualidade e conhecimento em inovação e tecnologia. Segundo Emerson, o projeto visa também proporcionar capacitação, seminários e missões nacionais para que os produtores adquiram mais conhecimentos e os apliquem em campo.

A direita Emerson Melo, analista técnico do Sebrae/RR e gestor da missão Bovinocultura.

As missões empresariais promovidas pelo Sebrae Roraima por meio da Unidade de Agronegócio são iniciativas pensadas no desenvolvimento do agronegócio roraimense, proporcionando um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos, troca de experiências e o estabelecimento de parcerias, contribuindo para o crescimento e a competitividade do agronegócio brasileiro.

Para participar

Se você empreendedor ficou interessado em participar de alguma missão empresarial promovida pelo Sebrae Roraima, acesse o site loja.sebrae.com e confira os setores das próximas missões. Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos, ser empresário ou representante de uma empresa, ter porte MEI, ME ou EPP, ser cliente de algum projeto do Sebrae/RR e estar com CNPJ e inscrição estadual ativos.

Jhennifer Silva

Veja também

Topo