Mormaço Cultural: do eletrônico ao brega; confira o que os artistas da terra estão preparando para o festival

O evento contará com uma diversidade de atrações artísticas, tornando o festival um símbolo de celebração da cultura. – Fotos: Semuc/PMBV

Falta pouco para começar o Mormaço Cultural 2024, que este ano ocorrerá entre os dias 30 de agosto e 8 de outubro, em dois locais da cidade: Parque do Rio Branco e Teatro Municipal de Boa Vista. O festival, que já se consolidou no cenário cultural de Roraima como um dos maiores, contará com diversas atrações nacionais. Porém, são os artistas da terra que trazem riqueza e diversidade para o evento, com gêneros que vão desde o eletrônico ao brega.

No Parque do Rio Branco, a programação ocorre de 30 de agosto a 1° de setembro, com a participação de 15 artistas da terra, distribuídos em dois palcos: Sol e Lua. No Teatro Municipal de Boa Vista, nos dias 3, 4, 6 e 8 de setembro também ocorrerão apresentações musicais, além de espetáculos teatrais.

“Nosso festival tem essa pluralidade dentro de todas as ações, mas sobretudo na elaboração do line-up, tanto nacional quanto dos artistas da terra. A diversidade de atrações no evento é o reflexo desse investimento nos nossos artistas, com pagamento de cachê digno, horários nobres e intercâmbio com artistas de fora. Em todos os momentos nos preocupamos em valorizar e potencializar toda a diversidade cultural que temos na nossa cidade”, disse Dyego Monnzaho, presidente da FETEC.

Confira os detalhes do que os artistas da terra prepararam para o Mormaço Cultural 2024:

Parque do Rio Branco

Dj Larissa Meraki – Se apresenta no dia 30, entre os intervalos das atrações musicais do Palco Sol. Ela promete transformar a pista em um espaço de conexão e transcendência. Com uma curadoria musical eclética, mesclando deep house, progressive house e brasilidades, suas performances oferecem experiência única e memorável.

Banda Lado B – Se apresenta no dia 31 de agosto, a partir das 00h30 – Palco Lua. O estilo principal da banda é o Punk Rock Hardcore, com influência do Trash/Death Metal. Para o Mormaço Cultural 2024, a banda preparou um repertório que vai homenagear e fazer conhecido o estilo mais underground do rock nacional, um verdadeiro show de punk rock hardcore eletrizante e agitado do início ao fim.

Geração Roots – Se apresenta no dia 31 de agosto, a partir das 19h50 – Palco Lua. Fundada em 2014, é uma banda de reggae brasileira que carrega como premissa mostrar suas composições autorais que disseminam a paz, amor, união, natureza e que também retratam a realidade, baseada em fortes críticas de cunho social. O grupo participa pela primeira vez do festival e promete entregar um show que retrata os 10 anos de trajetória da banda, com músicas autorais e covers que mais identificam a banda.

DJ Toniolli – Se apresenta no dia 30 de agosto, entre os intervalos das atrações – Palco Lua. DJ nascido e criado em Roraima, tem mais de 10 anos de carreira musical. Sendo dono da maior marca 100% roraimense de música eletrônica, vem há anos trabalhando no crescimento do gênero e fomentando a vertente do House Music na capital boa-vistense. Trará um set com muitas influências de DJs e produtores mundiais e nacionais para seu set único no Mormaço, como sempre com muita novidade e exclusividade.

Bloco do Mujica – Se apresenta no dia 30 de agosto, a partir das 22h – Palco Lua. Considerado um ícone do Carnaval em Boa Vista, o bloco é conhecido por sua energia vibrante e criatividade. Este ano, fará sua estreia no Mormaço Cultural, com um novo formato. Marcará presença com sua famosa bateria, celebrando a diversidade e a liberdade de expressão.

Ride Blue – Se apresenta no dia 30 de agosto, a partir de 1h – Palco Sol. Fundada em fevereiro de 2020, a banda transita por diversos gêneros musicais, como blues, soul, jazz, R&B, rock, latin e pop. Promete levar muita alegria e energia para o público do Mormaço Cultural 2024.

Black Dahlia – Se apresenta no dia 30 de agosto, a partir das 20h40 – Palco Sol. É uma banda cover do rock que surgiu em julho de 2022 em Boa Vista. Traz no repertório um estilo próprio de clássicos do rock antigo, rock/pop, flashbacks dos anos 80 e 90 e metal. Tudo isso com magia e a potência do vocal feminino de Bianka Tarolla. Para o Mormaço, estão preparando um show com repertório abrangente, tendo em vista a diversidade do público e a variedade de estilos que a banda transita.

DJ Estrela – Se apresenta no dia 31 de agosto, no intervalo das atrações musicais – Palco Lua. É uma artista multifacetada que atua na área há mais de duas décadas. Nos 14 anos que mora em Roraima, já produziu diversos eventos, trazendo mais de 70 artistas nacionais do gênero de música eletrônica. Traz seu set inspirado em house music.

Bodó Valorizado – Se apresenta no dia 31 de agosto, a partir das 22h20 – Palco Sol. Levarão para o festival músicas autorais, algumas em primeira mão, que farão parte do EP chamado “Noite de mexidão” que está em fase de produção. Além disso, darão voz e lugar às influências da banda, que são os sons amazônicos e caribenhos, que vieram também pelas fronteiras venezuelanas e guianenses com muita intensidade nos últimos anos, mas sempre colocando Roraima no epicentro desse “mexidão”. A banda promete entregar consciência política com diversão, bom humor, balanço de saia e ainda algumas surpresas.

DJ Stay Box – Se apresenta no dia 31 de agosto, entre os intervalos das atrações musicais – Palco Sol. Atua como DJ há mais de 10 anos, com músicas lançadas no Spotify, além de já ter recebido suporte de Djs brasileiros e internacionais. Lançou recentemente um remix oficial da música “Chihiro” (Billie Eilish), em parceria com o Dj Naffe, de Portugal. Levará para o festival um repertório exclusivo, repleto de versões e músicas feitas especialmente para o Mormaço Cultural 2024.

Paraquedas – Se apresenta no dia 30 de agosto, a partir das 19h – Palco Lua. É uma banda de Indie Rock que tem se destacado por suas sonoridades inovadoras e letras confessionais. Formada em 2018, o grupo tem cativado o público com uma mistura única de influências que vão do rock alternativo ao pop contemporâneo, sempre trazendo uma pegada experimental em suas produções. Para o festival, a banda está preparando um show especial que promete surpreender. Serão apresentadas novas músicas, explorando novas texturas e arranjos musicais. Além disso, o show contará com visuais imersivos e uma experiência interativa para o público.

Leka Denz e o Bloco das Piabinhas – Se apresenta no dia 1° de setembro, a partir das 17h – Palco Sol. Surgiu no carnaval de 2024 para ser um espaço de folia especialmente pensado para a criançada. Traz clássicos e sucessos contemporâneos da música infantil em ritmo de carnaval para que pais, mães e responsáveis possam curtir juntos. É um bloco da família.

Giulia Amaral – Se apresenta no dia 1° de setembro, a partir das 16h – Palco Sol. Tem apenas 12 anos, mas já carrega vários feitos em sua carreira. Representou Roraima nos programas Raul Gil e The Voice Kids. Cantou ao lado de Dorgival Dantas, tem como incentivadores nomes como Neuber Uchôa e Eliakin Rufino e já fez grandes shows em nosso Estado. Para o Mormaço Cultural, a cantora fará uma viagem no tempo, de décadas atrás até os dias atuais, apresentando hits que embalaram crianças de várias gerações.

Ponto 3 – Se apresenta no dia 30 de agosto, a partir das 23h40 – Palco Sol. A banda aposta no estilo pop/rock e reggae, desde os clássicos de 1980 até os hits atuais. O repertório da banda é voltado 100% para a música brasileira, com uma seleção variada de sucessos. O repertório inclui ícones como Paralamas do Sucesso, Raimundos, Legião Urbana, Charlie Bronw Jr.

Mike e Banda Guy Bras – Se apresenta no dia 31 de agosto, a partir das 19h – Palco Sol. Mike iniciou sua história musical há 33 anos. Fundador da banda de reggae Guy-Bras que hoje possui 25 anos de carreira. A banda, originalmente no estilo reggae, possui também grandes influências dos gêneros dancehall, ragga e rock, suas letras falam de amor, paz e problemas sociais. Levarão para o Mormaço um show animado, regado a energias positivas e com um repertório nacional e internacional, inclusive obras autorais como o clássico “Deixa Rolar”.

Teatro Municipal

Carta na Manga – Se apresenta no dia 3 de setembro, a partir das 19h. Faz parte da cena rock’n roll de Boa Vista desde 2014. A banda levará para o Mormaço Cultural 2024 uma releitura do rock brasileiro dos anos 80/90, trazendo muita música de qualidade para a nova geração, com muita atitude e saudosismo do rock’n roll.

Marcelo Moçambite – Se apresenta no dia 8 de setembro, a partir das 19h30. Começou cantando nas igrejas de Boa Vista. Além de cantor, é um grande amante da guitarra. Começou a se apresentar nas noites da cidade, tocando em bares mais conceituados um repertório bem rock nacional. Pouco tempo depois, começou a tocar vários estilos musicais. Hoje é considerado um dos artistas da terra mais versáteis da atualidade.

Alef Mendes – Se apresenta no dia 6 de setembro, a partir das 19h. Alef é cantor, músico e compositor. Nascido em Roraima, no município de Boa Vista, desde doze anos de idade, sentiu uma extrema ligação com a música. Aprendeu a tocar a violão e aprimorou a sua voz. Há exatos seis anos, o artista resolveu seguir a carreira musical e desde então vem animando as noites de Boa Vista com o seu repertório diversificado, embalando o público com muito pop, rock e reggae.

Banda Jhonny Manero – Se apresenta no dia 4 de setembro, partir das 19h. Fundada em 2010, a banda lançou no ano de 2021 seu primeiro EP intitulado “Altamente Modafoca!” que conta com 5 músicas autorais. Para o Mormaço Cultural, a banda preparou um show totalmente autoral com as músicas que percorrem todos seus anos de estrada, para que seus fãs de carteirinha possam cantar juntos. A banda promete um show interativo que utilizará todos os recursos que o palco disponibiliza para as bandas.

Felipe Flores – Se apresenta no dia 8 de setembro, a partir as 18h. Com sua banda, Felipe tem levado a sonoridade única do blues instrumental gospel internacional a diversos palcos, encantando o público com suas performances envolventes e emotivas. Desde o início de sua jornada musical, Felipe se dedicou a explorar as profundezas do blues, incorporando elementos do gospel e influências internacionais em suas composições. Sua música é uma fusão poderosa de melodias cativantes e letras que refletem sua espiritualidade e experiências de vida.

Companhia Roraima Ópera (Balé de Repertório) – Se apresenta no dia 6 de setembro, às 20h, com o espetáculo “Coppélia”. Trata-se do primeiro Ballet de Repertório com Orquestra ao vivo no Estado. Conta a história de Swanilda, apaixonada por Franz, que se vê envolvida em uma trama de encantos e mal-entendidos. Em uma charmosa aldeia, o romance e a magia se entrelaçam, revelando segredos e surpresas que desafiam a realidade.

Trio Roraimeira: Eliakin Rufino, Neuber Uchôa e Zeca Preto – Se apresentam no dia 8 de setembro, a partir das 20h30. Os artistas escolheram o palco do Teatro Municipal de Boa Vista para comemorar 40 anos de atividade artística do conhecido “Trio Roraimeira”. Música, dança e poesia, como no início de tudo, o show promete grandes surpresas e encerra com chave de ouro a programação do Festival Mormaço Cultural 2024.

Veja também

Topo