
“Por justiça climática e autonomia das mulheres” é o tema que marca as ações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março em várias partes do mundo. Em Roraima, o movimento de mulheres formado por diversas organizações sociais, realizada um ato em prol dos direitos das mulheres, da igualdade de gênero e da justiça socioambiental com uma manhã de diversas atividades. O evento será realizado ao lado da Praça do bairro Caranã, na Avenida Soldado Polícia Militar João Alves Brasil, das 08h às 12h, e contará com uma programação diversificada, incluindo feirinha de produtos orgânicos, bazar, varal de denúncias sobre violência de gênero, distribuição de mudas e colagem de lambes.
O Dia Internacional da Mulher é um marco histórico na luta coletiva das mulheres por direitos, igualdade e justiça. Além de ser uma data de celebração das conquistas femininas, é um momento para refletir sobre os desafios atuais, como as ameaças às liberdades das mulheres, o avanço do conservadorismo e os ataques a direitos duramente conquistados. A data também é uma oportunidade para denunciar o sistema capitalista e patriarcal, que explora a natureza e gera desigualdades sociais, impactando especialmente as mulheres.
Para uma das organizadoras do evento, Shopia Moura, integrante do Núcleo de Mulheres de Roraima (Numur), esse ano o destaque é para o modelo de produção do agronegócio, baseado no uso intensivo de agrotóxicos, desmatamento e queimadas e suas consequências devastadoras para o meio ambiente e para a sociedade. “Esse sistema coloca em risco a segurança e a soberania alimentar, afetando diretamente a saúde de trabalhadoras e trabalhadores do campo, além de gerar alimentos contaminados que prejudicam a população. As mulheres indígenas, rurais e de comunidades tradicionais são as mais impactadas, pois dependem diretamente dos recursos naturais para sua subsistência”, disse.
A programação conta com feirinha de produtos orgânicos, de incentivo à produção sustentável e ao consumo consciente; bazar com espaço para troca e venda de produtos, fortalecendo a economia solidária; varal de denúncias, momento para expor relatos de violência de gênero e conscientizar a sociedade; distribuição de mudas, simbolizando a luta pela preservação da natureza e a conexão com a terrae ainda a colagem de lambes, com intervenção artística para disseminar mensagens de resistência e luta.
Serviço
O que: Atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher
Quando: 08 de março, das 08h às 12h.
Onde: Ao lado da Praça do bairro Caranã, na Av. Soldado Polícia Militar João Alves Brasil.
Informações: (95) 98103-7594