
Os movimentos sociais e sindicatos de Roraima se somam aos atos por todo Brasil nessa quinta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, com as pautas pelo fim da escala 6×1 econtra o modelo de produção que prejudica a saúde dos trabalhadores e reforça a exploração dos cidadãos brasileiros. As ações iniciam nesta segunda-feira, 28 com a realização da live “A importância da redução da jornada de trabalho e da isenção do imposto de renda na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores”, às 19h, pelo canal do Youtube ‘A Toupeira’, com representantes de vários segmentos sociais.
Para o dia 1º de maio, oato consistirá em uma grande programação cultural e política, das 16h até às 22h30, no Anfiteatro da Praça Germano Augusto Sampaio, no bairro Silvio Botelho, zona Oeste de Boa Vista, em uma atividade que vai alternar apresentações culturais e falas de organizações dos movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos de esquerda, em alusão à memória da luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.
“A organização desse evento acontece em parceria com diversos segmentos sociais de Roraima que acreditam na justiça e na luta em defesa dos direitos sociais da classe trabalhadora do país, mas trazendo essas pautas para o nosso estado. Então, vamos fazer um ato político e cultural na Praça Germano Sampaio, com panfletam, falas e atrações culturais e convidados toda a classe trabalhadora de Boa Vista a participar”, destacou Elton Carvalho, representante da Frente Brasil Popular.
Carvalho ainda enfatizou que pautas pela valorização e contra a precarização da educação pública no estado de Roraima, também serão debatidas. “A educação é uma pauta fundamental para os trabalhadores e, além disso, gritamos contra a anistia para os golpistas do 08 de janeiro, porque não aceitamos o ataque contra a nossa democracia. Levantamos também a pauta dos povos indígenas contra o Marco Temporal e em defesa da reforma agraria popular, principalmente aqui no estado, com diversos casos de grilagem”, disse um dos organizadores do evento.
Para construir o espaço unificado e fortalecer do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, o público também vai conferir as apresentações culturais do poeta e cantor Eliakin Rufino, Mike GuyBras, Euterpe, Anne Louise Sanfoneira, Afoxé Filhas e Filhos de Iemanjá, Leka Denz e Banda Kruviana, além das associações indígenas Kamuu Kandan, Kaikri e Hutukara Yanomami que vão expor artesanatos e apresentar danças típicas. Estandes com outros produtos como roupas, comidas e bebidas também estarão à disposição durante o evento, que é aberto ao público.
Serviço
O que: Ato Cultural e Político pelo Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
Quando: 1º de maio (Quinta-feira), das 16h às 22h30.
Onde: Anfiteatro da Praça Germano Augusto Sampaio, bairro Silvio Botelho.