
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, firmou sete novas parcerias para o Projeto “O MP fomentando a Educação Ambiental”.
Os termos de adesão foram assinados na última sexta-feira, 14, por representantes da Superintendência Regional da Polícia Federal em Roraima, da Embrapa, Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Roraima, Centro de Estudos da Biodiversidade (CBIO), Delegacia de Polícia de Meio Ambiente, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Roraima (CIEA) e Centro de Ciências Administrativas e Econômicas da UFRR.
Com a parceria firmada, as instituições se comprometem a realizar ao longo deste ano, uma palestra para infratores ambientais com duração de até 2 horas sobre temas relativos aos cuidados com o meio ambiente. Em 2024, o Projeto “O MP fomentando a Educação Ambiental” capacitou mais de uma centena de infratores.
O Promotor de Justiça, Zedequias de Oliveira Júnior, afirma que as parcerias vão agregar muito ao projeto.
“Nós nos deparamos, muitas vezes, com infratores que nem sabem que cometeram crime. Por isso capacitar é tão importante e somente com parceiros é que conseguimos atingir esse objetivo. Ministrar uma palestra por ano não fica pesado para nenhuma instituição e foi o caminho que nós encontramos para levar informação de qualidade, repassadas por profissionais qualificados para que os infratores deixem de cometer crimes e passem a ser disseminadores de informação”, destacou o Promotor de Justiça.
Para o delegado titular de meio ambiente, Francisco Evangelista dos Santos Araújo, o projeto é um passo importantíssimo no combate à desinformação. “A gente que atua junto à população vê o tamanho da falta de informação. No dia a dia, nas abordagens com os ribeirinhos, pequenos produtores, madeireiros, nós percebemos que não há conhecimento sobre os cuidados necessários com o meio ambiente e, devido a isso, nós estamos profundamente felizes por aderir a esse projeto”, ressaltou o delegado.
Já para o delegado da Polícia Federal, Caio Luchini Wenderlich Correa, uma das diretrizes da PF também é se aproximar da Sociedade. “Estamos aqui para somar esforços e garantir a segurança pública. Muitas vezes as pessoas olham para a PF e acham que nosso papel é apenas prender, e projetos como este nos oportuniza a falar, orientar sobre as consequências de atos e isso também é muito importante”, afirmou o delegado.
A primeira palestra do projeto “O MP fomentando a Educação Ambiental” está agendada para o dia 28 de fevereiro e será ministrada pela equipe da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente.