O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente promoveu na tarde desta quinta-feira, 29, reunião com representantes de órgãos responsáveis pela prevenção e combate aos focos de incêndio no estado.
A reunião foi conduzida pelo Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Luis Carlos Leitão e se deve a preocupação do MPRR com o período de estiagem e o avanço dos focos de incêndios florestais que assolam o estado.
Na ocasião, o MPRR questionou sobre as ações que estão sendo adotadas pelos órgãos para fiscalização, prevenção e segurança. “É uma situação que envolve a natureza, mas é de conhecimento que poderia ocorrer. Por isso, o Ministério Público quis ouvir as autoridades para saber quais medidas estão sendo adotadas, porque os próximos 60 dias poderão ser ainda mais críticos”, destacou o Promotor.
Participaram da reunião, representantes da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Defesa Civil, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipa).
Atualmente o CBMRR dispõe de 600 profissionais empregados nas ações com atuação em diversas frentes. “Estamos trabalhando desde o ano passado com a Defesa Civil e outros órgãos. São várias atribuições, que vão desde a prevenção, monitoramento e combate aos focos de incêndio florestal, bem como ajuda à população com relação a falta d’água”, concluiu.