
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) aplicou, neste domingo, 25 de janeiro, as provas do 1º Processo Seletivo do Programa de Residência em Direito. Mais de 120 candidatos, entre estudantes do último ano do curso de Direito e pós-graduandos, disputam as sete vagas ofertadas.
O exame foi realizado na Faculdade Claretiano, no horário das 8h às 12h, e contou com 30 questões objetivas e duas discursivas.
Para o presidente da Comissão Organizadora do seletivo, Promotor de Justiça Márcio Rosa, o programa, recém-implantado no MPRR, representa uma iniciativa pioneira voltada à seleção de profissionais já graduados.
“A residência jurídica tem como objetivo proporcionar vivência prática no âmbito do Ministério Público, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprimorar conhecimentos e desenvolver habilidades técnicas. Os residentes vão auxiliar nas atividades das promotorias e procuradorias, ao mesmo tempo em que vivenciarão uma experiência de excelência e contato direto com a prática jurídica. Esperamos, portanto, selecionar candidatos dedicados e bem preparados”, ressaltou o presidente da Comissão.

Déborah Larissa de Matos Bispo, de 27 anos, estagiou no MPRR enquanto era acadêmica de direito e agora busca ingressar no programa de residência. “Fui estagiária do MP por um ano e sete meses e aprendi bastante nesse período. Acredito que, na residência, terei a oportunidade de aprofundar ainda mais meus conhecimentos”, afirmou a candidata.
Já Guilherme de Oliveira Ramos, de 23 anos, pretende seguir carreira no Ministério Público e vê na residência uma etapa importante para alcançar esse objetivo.
“Tenho o desejo de futuramente prestar concurso para promotor de Justiça, então acredito que essa experiência vai agregar muito à minha formação técnica. Me preparei bastante e espero conseguir uma vaga”, ressaltou.
O gabarito preliminar das questões objetivas já está disponível no portal do MPRR, no endereço eletrônico www.mprr.mp.br. O resultado da prova objetiva está previsto para ser divulgado no dia 4 de fevereiro.

