
Quem foi à Praça Chaguinha Bahia, em Mucajaí (57 quilômetros), encontrou muito ritmo latino e músicas do momento durante o Aulão de Zumba na noite desta sexta-feira, 28. A atividade integra as modalidades ofertadas pelo Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na região, de forma gratuita.
O Aulão de Zumba uniu os alunos de Treino Funcional e populares da comunidade em geral, curiosos em conhecer os benefícios e compartilhar da energia proporcionada pelas aulas aeróbicas da Unidade.

“A intenção é fortalecer as nossas modalidades, mostrar o que o CCJuv oferece no momento e trazer ao município toda essa jovialidade e essas atividades que as pessoas tanto gostam, como é o caso da Zumba, o treinamento funcional, e outras”, explicou a diretora executiva do Centro, Claudimar Costa.
Cerca de 50 pessoas estavam presentes no Aulão, entre elas a cirurgiã-dentista Larissa Belizário. O convite para estar ali partiu de uma amiga de trabalho. Ela relutou, mas depois de participar de algumas aulas, não abre mão deste momento.
“Praticar os exercícios me trouxe uma melhora de vida. Eu tenho mais energia, mais alegria de viver, melhorou minha saúde e minha autoestima. Conheci o projeto há pouco tempo e pretendo continuar”, relatou.

Anne Figueiredo, a amiga responsável por aproximar Larissa dos exercícios físicos, já conhecia as atividades do CCJuv porque o casal de filhos dela pratica modalidades no polo há três anos. Mas, em 2025 resolveu ingressar nas práticas voltadas aos adultos.
“Foi muito importante para mim porque eu saí do sedentarismo. Gostei tanto que sempre estou convidando outras pessoas para fazer porque é bom demais para mim e sei que vai ser bom para elas também”, contou.

O professor de Zumba, Janderson Pereira, reforça que a modalidade traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Por isso, aulões como este são fundamentais para aproximar a comunidade das atividades do CCJuv.
“É uma modalidade que muda vidas porque tira as pessoas do sedentarismo, proporciona bem-estar, alegria e ajuda aquelas pessoas que possam estar passando por momentos difíceis”, acrescentou.
CCJuv em Mucajaí
O Centro de Convivência da Juventude tem transformado vidas há anos no estado de Roraima e o objetivo em 2025 é intensificar ainda mais as ações tanto na capital, quanto no interior, e promover cidadania.

Em Mucajaí não é diferente. O polo na cidade fica localizado na rua Padre Ricardo Silvestre, no Centro da cidade, e oferta aulas também de balé, futebol. futsal e jiu-jitsu. No início do ano, os alunos receberam fardamento, o que empolgou mais ainda os beneficiários do projeto, conforme destacou a coordenadora do polo, Railma Veras.
“Está todo mundo muito animado, as turmas estão crescendo e a procura está aumentando, então já conseguimos dar uma movimentada bem grande no polo e pretendemos manter isso ao longo do ano”, frisou.
Para se matricular, basta ir até o polo, verificar as modalidades com vagas e apresentar os seguintes documentos: RG e CPF da criança; RG e CPF dos pais ou responsáveis; comprovante de residência; declaração escolar; e uma foto 3×4