A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em alusão à campanha Outubro Rosa, realizou uma ação em parceria com a Assepol (Associação dos Servidores do Poder Legislativo de Roraima) e o Hospital de Amor, focada na saúde da mulher. Foram oferecidos exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama tanto para servidoras quanto para o público externo. Entre os 162 atendimentos, a história de Joice Magalhães, empregada doméstica de 58 anos, chamou a atenção. Ela estava há 25 anos sem realizar exames preventivos.
Joice contou que, ao longo dos anos, priorizou o cuidado com os filhos e netos, deixando sua própria saúde em segundo plano. Após o incentivo de sua chefe, que soube da ação, ela decidiu aproveitar o atendimento gratuito, realizando o Papanicolau e a mamografia, fundamentais para a prevenção de cânceres de colo de útero e mama.
“Para mim, foi uma oportunidade de me cuidar, pois nunca dei muita importância para isso. Foi muito boa essa chance, não só para mim, mas para outras pessoas que puderam se consultar de forma gratuita”, disse Joice.
Ela também destacou o acolhimento durante a consulta, essencial para quem desconhecia os procedimentos dos exames. “Foram muito cuidadosos no atendimento e me ajudaram com os documentos, já que eu não tinha o cartão do SUS, mas conseguiram verificar meu número e dar continuidade à consulta”, completou.
A ação, intitulada “A prioridade é cuidar de você!”, foi promovida pela ALE-RR, Assepol e o Hospital de Amor, que disponibilizou o consultório móvel “Carreta do Amor”. Os exames foram realizados na quinta (17) e sexta-feira (18) ao lado do prédio legislativo.
Vanessa Brito, presidente em exercício da Assepol, ressaltou que o objetivo foi facilitar o acesso aos exames para mulheres que enfrentam dificuldades financeiras ou possuem uma rotina corrida, o que muitas vezes faz com que deixem de lado os cuidados com a saúde.
“Nossa proposta foi facilitar o acesso das mulheres ao serviço de saúde, porque muitas, devido à correria ou questões financeiras, acabam colocando o autocuidado em segundo plano. Por isso, atendemos tanto servidoras e associadas quanto o público externo, dado o grande interesse da comunidade”, explicou Vanessa.
Parceria de sucesso
Com a chegada do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de colo de útero e de mama — as principais causas de morte entre mulheres no Brasil —, diversas entidades se uniram para combater essas doenças. O Hospital de Amor, parceiro da ALE-RR e da Assepol, teve papel essencial nessa missão de atendimento ao público feminino.
“A prevenção é fundamental, porque o câncer não escolhe idade, cor ou classe social. Todas nós, mulheres, devemos nos cuidar e realizar exames preventivos anualmente”, afirmou a enfermeira Juanucy Oliveira, do Hospital de Amor.
Durante os dois dias de ação, foram realizados 87 exames de Papanicolau e 75 mamografias. Os resultados estarão disponíveis em até 45 dias para o Papanicolau e 60 dias para as mamografias, no Hospital de Amor. Se necessário, as pacientes serão orientadas sobre os próximos passos do tratamento.