O Campus Avançado Bomfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) lançou, nesta quarta-feira, 30, o Edital 29/2014, que disponibiliza 50 vagas para o curso de formação inicial e continuada (FIC) Salgadeiro. Essa é uma ação do Programa Mulheres Mil, que promove a formação profissional e tecnológica de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do País.
Podem se inscrever mulheres com idade igual ou superior a 16 anos e com escolaridade mínima de ensino fundamental I (do 1.º ao 5.º ano). As inscrições podem ser realizadas nos dias 5 e 6 de novembro e devem ser feitas presencialmente, no CAB. A unidade está localizada na Avenida Tuxaua de Faria, s/n, Bairro 13 de Maio, na sede do Bonfim.
As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição. No ato desta, devem ser apresentados os seguintes documentos:
a) Carteira de identidade (RG);
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
c) Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) Certificado e Histórico de Conclusão do Ensino Fundamental I (do 1.º ao 5.º ano);
e) Título de Eleitor e comprovante da última votação;
f) Laudo com CID para PCD (caso possua deficiência);
g) Comprovante de residência atualizado com CEP ou autodeclaração de residência (Anexo III);
h) Comprovante de escolaridade ou autodeclaração de escolaridade (Anexo IV); e
i) Comprovante de CAD único (cartão da bolsa-família ou documento com o número do NIS).
Do auxílio estudantil
As estudantes selecionadas e matriculadas que estejam cursando as aulas regularmente dos cursos FIC ofertados receberão, mensalmente, um auxílio estudantil no valor de R$ 2,00 por hora-aula. Dessa forma, há previsão de pagamento de R$ 8,00 por dia (no caso de quatro horas de aula) para quem frequentar as aulas. O pagamento desse auxílio será realizado mediante crédito em conta bancária, por meio de ordem bancária, no nome da estudante beneficiada.
O Curso
Ao final da qualificação, as estudantes estarão aptas a preparar e servir variados produtos de salgados, considerando os aspectos higiênicos e sanitários, com responsabilidade profissional, socioeconômica e ambiental. Elas ainda dominarão as técnicas de preparar, confeccionar e acondicionar salgados tradicionais e elaborados, quentes e frios, fritos, assados e cozidos.