
“Antes das terapias no Teamarr, passeios como esse eram praticamente impossíveis, tanto para ele quanto para mim, que sou mãe atípica. Sempre ouvi falar em trilha, mas jamais imaginei que poderia fazer uma com meu filho”, contou a dona de casa Maria Cardoso, mãe de um adolescente autista de 14 anos.
O jovem é atendido há dois anos pela unidade da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Ela relata que, na infância, ele era muito quieto, não gostava de sair de casa e passava horas trancado no quarto.

“Ele não tinha autoestima. Sou muito grata pela oportunidade que meu filho tem de fazer terapias no Teamarr, porque ele vem melhorando em vários aspectos. Se não fosse isso, não sei como ele estaria hoje. Depois do acompanhamento, ele é outra pessoa. Gosta de sair, fica ansioso para conhecer novos lugares, está mais sociável e feliz”, destacou.
Maria, seu filho e outros adolescentes de 14 a 18 anos atendidos pelo Teamarr, junto com familiares, deixaram a rotina da cidade para se aventurar pela trilha ecológica Zé de Nãna, na Serra Grande, no município do Cantá, nesta sexta-feira (23).

A atividade integra o projeto Turistea, que promove o turismo inclusivo em Roraima. No percurso de aproximadamente 2,5 quilômetros, os trilheiros receberam instruções de segurança, ouviram sons de pássaros, conheceram a Sumaúma centenária, diversas espécies de plantas, fizeram paradas em corredeiras e compartilharam um lanche antes de retornar.
De acordo com a coordenadora do projeto, Jane Lira, essa foi a primeira atividade desse tipo. A proposta é levar crianças e jovens, que ainda não tiveram essa oportunidade, para conhecer pontos turísticos fora da capital.
“No ano passado, o foco das atividades foi dentro da cidade. Para 2025, decidimos inovar e levá-los para explorar novos lugares. Pensamos em uma trilha leve, com cachoeiras, para que pudessem aproveitar. Fizemos uma visita técnica antes, justamente para garantir a segurança de todos”, explicou Jane.

Para José Luiz Silva, de 18 anos, a experiência foi completamente nova e encantadora.
“Gostei de tudo. Foi a primeira vez que fiz uma trilha e fiquei admirando a paisagem, me fez muito bem. Também gosto de participar do grupo e dos lugares que conhecemos. São experiências muito legais e divertidas”, comentou.
Turismo inclusivo é oportunidade de mercado
O guia turístico Luiz Afonso Garcia, que conduziu o passeio, integra o projeto desde o início. Ele conta que a iniciativa, além de ser um trabalho especial, abriu portas para um novo segmento de turismo no Estado.

“Vimos, inicialmente, uma oportunidade de negócio, mas acabamos nos apaixonando. É um trabalho maravilhoso. Essa foi a primeira trilha que fizemos no meio da mata, e foi muito gratificante. O lado financeiro ficou em segundo plano, e abraçamos a ideia. Foi incrível proporcionar essa conexão com a natureza”, destacou.
Capacitação Turistea
O Teamarr também oferece capacitações técnicas para profissionais das áreas de Saúde, Educação e, mais recentemente, Turismo. De 26 de maio a 4 de junho, estarão abertas as inscrições para o próximo curso. Os interessados podem se inscrever pelo link: formulário de inscrição.

A formação ocorrerá em duas etapas: de 9 a 11 e de 16 a 18 de junho, das 19h às 22h, no Plenário Valério Caldas de Magalhães, sede da Assembleia Legislativa.
“Na capacitação, os participantes aprendem como conduzir e atender pessoas com transtorno do espectro autista, além de temas como previsibilidade, primeiros socorros e outras práticas que preparam os profissionais para o atendimento”, ressaltou Afonso.