Narco Brasil: Polícia Civil de Roraima incinera quase 75kg de drogas apreendidas

Foram destruídos no total 74.580,707 gramas de drogas, destas 54.589,417 gramas são de maconha e 19.991,29 gramas de cocaína. – Fotos: Rebeca Bastos

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) incinerou na manhã desta quarta-feira, dia 6, 74,5 quilos de drogas, entre maconha e cocaína, apreendidas em operações de enfrentamento ao tráfico no Estado.

A Narco Brasil, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), é realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Secretarias de Segurança Pública e Polícias Civis e Militares.

De acordo com a delegada-geral adjunta e coordenadora do Denarc, Darlinda Moura, a destruição da droga faz parte da Operação Narco Brasil, que teve início no dia 27 de junho, com o objetivo de combater o tráfico de drogas, uma ação em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, comemorado em 26 de junho.

Segundo a delegada, a droga que está sendo incinerada, faz parte das ações que integram a Operação Narco Brasil.

“Foram aprendidas na Capital, e nos municípios de Normandia e Rorainópolis, em operações de combate ao tráfico e autos de prisões em flagrante. A maior parte da droga que está sendo incinerada foi apreendida em 2021 e 2022. Mas durante o procedimento também foram incineradas drogas apreendidas entre os anos de 2012 a 2018”, destacou a diretora.

De acordo com informações prestadas pela delegada titular da DRE, Francilene Lima Hoffmann de Vargas, foram destruídos no total 74.580,707 gramas de drogas, destas 54.589,417 gramas são de maconha e 19.991,29 gramas de cocaína.

Dos entorpecentes incinerados, a Capital concentra o maior número de apreensão. Foram 34.097,677 gramas de maconha e 19.991,29 gramas de cocaína. De Rorainópolis foram destruídos 20.401,74 gramas de maconha e 4.190,03 gramas de cocaína. E do município de Normandia foram queimados 90 gramas de maconha e 7,73 gramas de cocaína. Todo o entorpecente incinerado foi autorizado pela Justiça.

“A forte concorrência do mercado do tráfico de drogas gera lucros para o crime e movimentam as organizações criminosas. E por isso temos intensificado as ações de combate ao tráfico de drogas e de enfrentamento ao crime organizado com o intuito de reduzir a criminalidade de forma integrada”, disse Francilene.

O delegado Geral da Polícia Civil, Eduardo Wayner, destacou que nesta quarta-feira, encerram as ações da Operação Narco Brasil, desencadeadas no dia 27 de junho. E ao final do dia será apresentado o resultado final do trabalho policial realizado no Estado.

“A Operação Narco Brasil é um trabalho integrado de combate ao tráfico com ações de repressão e educação. Foram várias diligências realizadas ao logo destes dias, tanto na Capital quanto no Interior e, assim que encerrado as ações policiais apresentaremos todos os dados à população”, complementou o delegado.

Márcia Fernanda

 

Veja também

Topo