Natal das Emoções: crianças e adolescentes do TEAMARR emocionam plateia com apresentações natalinas

Performances ocorreram na noite desta sexta-feira, no plenário Valério Caldas de Magalhães. – Fotos: Marley Lima / Nonato Sousa | SupCom/ALE-RR

O plenário Valério Caldas de Magalhães, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), foi palco de grandes emoções na noite desta sexta-feira, 13, expressadas nas apresentações musicais natalinas de crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR, do Programa de Atendimento Comunitário do Poder Legislativo.

Deputada Ângela Águida Portella.

Cerca de 25 meninos e meninas integrantes das aulas de musicalização da unidade, brilharam no evento “Natal das Emoções”, repleta de apresentações lúdicas. A festividade celebrou o fim de ano do TEAMARR.

Os “artistas” arrancaram sorrisos e lágrimas de quem prestigiou as performances. A complementação do espetáculo contou com instrumentos improvisados como parte das técnicas de estimulação das habilidades deles.

Para a presidente do Programa de Atendimento Comunitário, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), o momento une a alegria de comemorar ciclos junto a família e de mostrar a evolução destes meninos e meninas ao longo dos trabalhos no TEAMARR.

Brena Maduro, mãe do Abel.

“Inclusão se faz de todas as formas e o TEAMARR tem trabalhado essa inclusão de forma integral para as crianças e adolescentes autistas. Mesmo dentro das limitações deles, durante as aulas de musicalização, o professor conseguiu extrair essa beleza e emoção que os pais e os convidados tiveram a oportunidade de assistir aqui hoje”, enalteceu a parlamentar.

Orgulhosa, Brena Maduro, mãe do Abel Neto, de 9 anos, parabenizou a iniciativa que tem como resultado o desenvolvimento do filho em 2024. “Uma apresentação é um grande desafio para a gente, então esse momento é muito importante porque ele vai aprender a viver em sociedade, como já tem evoluído”, celebrou.

Abel tem autismo regressivo, mas com o acompanhamento especializado, o quadro mudou. O menino voltou a ler, melhorou o comportamento e reduziu a rigidez cognitiva. A experiência, para ele, é de felicidade. “Eu gosto de ler e de participar das aulas de música. O TEAMARR me dá um futuro”, disse Abel.

Atendidos pelo Teamarr apresentam o ‘Natal das Emoções’.

Teamarr

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.

O atendimento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, porém as terapias incluem nutricionista, fonoaudiólogo, psicóloga, neuropsicóloga, educador físico, assistente social, consultoria jurídica, bem como são estendidas a adultos e pais.

Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Bruna Cássia

Veja também

Topo