Nicoletti critica portaria que exige data de validade e registro do produtor rural em ovos

Para Nicoletti, medida do governo Lula favorece grandes empresas e prejudica pequenos produtores. – Foto: Mario Agra | Câmara dos Deputados

O deputado federal Nicoletti (União-RR) se manifestou contra a nova portaria do Ministério da Agricultura, que determina a impressão da data de validade e o registro do produtor rural diretamente na casca dos ovos. Para o parlamentar, a medida favorece grandes empresas, como a JBS, e prejudica os pequenos e médios produtores.

Conforme matéria veiculada na Revista Oeste, em janeiro deste ano, a empresa anunciou a compra de 50% das ações da Mantiqueira. “Isso é uma jogada para concentrar ainda mais o mercado nas mãos de poucos e aumentar os custos para o consumidor”, destacou Nicoletti.

Além disso, o parlamentar afirmou que “a medida vai prejudicar os pequenos produtores, que não têm recursos para realizar essa impressão. Aqueles que já enfrentam dificuldades terão que arcar com mais uma exigência burocrática e onerosa.”

O deputado lembrou que a JBS, dos irmãos Batista, já se beneficiou de decisões controversas do governo federal, como a venda de energia da Venezuela para o Brasil e a privatização da distribuidora de energia do Amazonas, cujos custos foram repassados à população.

“Infelizmente, vemos novamente o governo do PT atuando para atender grandes grupos, enquanto o pequeno produtor fica sem saída. Vamos trabalhar no Congresso para barrar essa portaria e impedir que mais um setor seja entregue de bandeja aos aliados do governo”, afirmou Nicoletti.

A bancada de oposição já se mobiliza para revogar a medida e garantir que os pequenos e médios produtores possam continuar atuando sem o peso de mais uma exigência desproporcional.


Veja também

Topo