
O deputado federal Nicoletti (União-RR) protocolou, nesta quinta-feira, 13, um requerimento (RIC 398/2025) ao ministro da Defesa, José Múcio, solicitando informações detalhadas sobre a operação da Força Aérea Brasileira (FAB) que resultou no abate de uma aeronave venezuelana suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. O avião entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro na manhã do dia 11 de fevereiro e desobedeceu às ordens de pouso.
No documento, Nicoletti cobra esclarecimentos sobre a quantidade de drogas e outros materiais ilícitos encontrados na aeronave, a identidade e nacionalidade dos tripulantes, o contexto da operação e as medidas adotadas pelas autoridades brasileiras.
“O intenso fluxo migratório provocado pela crise venezuelana não trouxe apenas pessoas em busca de melhores condições de vida, mas também criminosos que se aproveitam da situação para atuar em nosso território”, alertou Nicoletti.
O parlamentar destacou o avanço do crime organizado nas cidades fronteiriças de Roraima, com o aumento de roubos, homicídios e tráfico de drogas, além da descoberta de cemitérios clandestinos usados por facções criminosas para ocultar corpos e mascarar estatísticas oficiais.
Nicoletti, que recentemente apresentou um requerimento para a criação de uma comissão externa para tratar da crise de segurança pública na fronteira com a Venezuela, reafirmou seu compromisso com a proteção da população brasileira, o fortalecimento da segurança pública e o combate ao crime organizado. Ele cobrou ações rápidas e eficazes por parte do governo federal para enfrentar essa grave ameaça à soberania nacional.