Novembro Roxo: reportagem especial da TV Assembleia aborda prematuridade em Roraima

Em alusão à campanha, produção traz orientações sobre prevenção e histórias de mães de prematuros. – Fotos: Marley Lima / Jader Souza / Reprodução TV Assembleia | SupCom/ALE-RR

Nesta segunda-feira, 25, a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) vai exibir uma reportagem especial sobre a prematuridade no Estado, em alusão à campanha Novembro Roxo. A produção será veiculada no Jornal Assembleia Informa, da TV Assembleia (canal 57.3), a partir das 18h, e pode ser conferida também no canal da Casa no YouTube (@assembleiarr).

A matéria apresenta as histórias das donas de casa Thayla Cavalcante e Jessica Magalhães que, por motivos diferentes, tiveram os bebês muito prematuros, conforme classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Jessica Magalhães teve bebê prematuro com apenas 29 semanas de gestação.

“Achei que era uma infecção urinária, porque é super comum em grávidas, né? Mas quando cheguei à maternidade e a doutora disse que a dor já era de trabalho de parto, foi um choque. Me internaram, comecei a tomar remédio para segurar mais um pouco e amadurecer o pulmão, porque era muito prematura. Quatro dias depois, ela nasceu”, contou Jessica em um dos trechos da reportagem.

Além disso, a produção ouviu profissionais da saúde sobre os fatores que causam a prematuridade, bem como traz informações sobre o “Follow up”, serviço que realiza o acompanhamento de bebês prematuros. As ações da Casa Legislativa sobre a temática também foram retratadas na matéria jornalística especial.

A jornalista Isabela Bastos conduziu as entrevistas e contou o que as pessoas podem esperar da produção.

Jornalista Isabela Bastos.

“Essa matéria foi uma das mais especiais que produzimos em novembro, pois retrata a maternidade e a força de famílias que enfrentaram a prematuridade. É acima de tudo uma forma de alertar a população sobre esse assunto, por meio das histórias de vitória dessas mães”, afirmou Isabela.

A superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sonia Lucia Nunes, destacou que essa é mais uma iniciativa do parlamento que busca aprofundar temas de relevância social com o intuito contribuir para informar a população roraimense.

“A TV Assembleia busca abrir espaço para discussões que são importantes para a sociedade e, no caso da prematuridade, buscamos esse papel de orientação, divulgando e mostrando para a população de que forma que a gente pode evitar esses casos de bebês prematuros. Afinal, algumas situações são evitadas com o pré-natal”, declarou Sonia.

Sonia Lucia Nunes, superintendente de Comunicação da ALE-RR.

Documentários e reportagens da ALE-RR

Para quem navega pelas redes virtuais, é possível o acesso a quase cem documentários e reportagens especiais produzidos pela ALE-RR. São produções que possuem relevância social, econômica e cultural para Roraima, com temas, por exemplo, relacionados à questão indígena, mudanças climáticas, empreendedorismo, violência doméstica e contra idoso, produção agrícola e migrações.

Todos esses documentários podem ser acessados, a qualquer momento, no canal do parlamento roraimense no YouTube.

Anderson Caldas

 

Reportagem da TV ALE-RR traz dados e aborda prematuridade em Roraima

 

 

 

Veja também

Topo