
O Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde) realiza, até esta sexta-feira, 25, o acolhimento de 37 novos profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025. Eles irão atuar na atenção à saúde no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste, em Roraima.
A atividade acontece na Escola Técnica do SUS (ETSUS), em Boa Vista, e tem como objetivo preparar os trabalhadores para o atendimento em áreas indígenas. Participam médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos em saúde bucal, agentes de combate a endemias, assistentes sociais, farmacêuticos e nutricionistas, entre outros.
O acolhimento é parte do processo de integração promovido pelo IBSaúde, que é responsável pela contratação e manutenção das equipes multidisciplinares que atuam na atenção primária à saúde indígena. Cada Polo Base do DSEI Leste conta com duas equipes, que também são responsáveis por incorporar práticas tradicionais dos povos atendidos à medicina convencional.
De acordo com o vice-presidente do IBSaúde, Vinícius Medeiros, a atividade é imprescindível para garantir o alinhamento entre os profissionais e as especificidades do trabalho nesses territórios. “Mais do que um momento de integração, o acolhimento é um compromisso com a qualidade do cuidado. Preparamos nossos profissionais para atuar com empatia, respeito à cultura local e responsabilidade com a saúde das comunidades”, afirma.

O DSEI Leste, vinculado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, conta com 1.117 colaboradores. Desse total, 430 são agentes indígenas de saúde e 300 atuam como agentes de saneamento — moradores das próprias aldeias e fundamentais para o desenvolvimento das ações de saúde.
Além da assistência direta, o convênio entre o IBSaúde e a SESAI inclui ações de saneamento básico, como a ampliação da coleta e tratamento de esgoto e a implementação de sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos. A iniciativa visa promover melhores condições de vida e saúde, por meio de uma atuação contínua e integrada nos territórios.
Sobre o DSEI Leste
O DSEI Leste de Roraima atende 66.528 indígenas. Essa população pertence a sete etnias diferentes, incluindo os povos Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Patamona, Taurepang, Sapará e Wai-Wai. Está presente em 32 terras indígenas distribuídas em 11 municípios do estado e conta com 34 polos-base, oito subpolos e 11 etnorregiões administrativas. O deslocamento entre as comunidades é realizado por meios terrestres, fluviais e aéreos, utilizando 31 embarcações e uma ambulancha.

