Oficina de primeiros socorros e entrega de certificados encerram primeira semana do ‘Turistea’ da ALE-RR

Programação segue com passeios turísticos por Boa Vista nos meses de outubro e novembro. – Fotos: Marley Lima | SupCom/ALE-RR

Após três dias de palestras sobre o turismo em Roraima voltado para pessoas atípicas, o Turistea encerrou o ciclo de capacitação nesta quinta-feira, 5, com uma oficina de primeiros socorros e a entrega de certificados aos participantes, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Os certificados foram entregues a 78 pessoas participantes do projeto de turismo inclusivo, uma iniciativa do Programa de Atendimento Comunitário da Casa Legislativa, por intermédio do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr).

Deputada Angela Águida Portella

A programação vai seguir com passeios turísticos por Boa Vista nos meses de outubro e novembro, a fim de colocar em prática o que foi estudado em setembro.

Conforme a presidente do programa, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), o resultado deste primeiro momento do Turistea foi bastante positivo. Com isso, há o objetivo de promover novas edições.

“A ideia é que possamos ampliar esse treinamento para outras pessoas, inclusive para a rede hoteleira e de gastronomia, por exemplo, para que todos tenham a consciência de que precisamos estar preparados para atender esse público autista”, disse.

Programação da semana

O Turistea se iniciou na segunda-feira (2) com a palestra “Autismo: conhecer para entender, acolher e incluir”; na terça, “Turismo Inclusivo”; em seguida, na quarta-feira, o tema foi “Gerenciamento de crise”.

Geisa Tavares

Geisa Tavares, enfermeira e servidora do Teamarr, ministrou uma oficina de primeiros socorros específica para atender pessoas atípicas.

“Achamos importante que eles tenham esse conhecimento, visto que os profissionais levam os mais variados grupos para áreas mais diversas, inclusive remotas, como turismo de aventura, turismo fora da cidade, onde não pega sinal de celular. Então, se acontecer uma emergência em um desses locais, eles vão saber o que fazer”, disse.

Os participantes aprenderam manobras de desengasgo, ressuscitação cardiopulmonar e curativos compressivos, que possam ser realizados nas áreas remotas e com materiais simples.

Para a participante Elen Dias, que tem uma empresa de Turismo em Roraima, a qualificação no Turistea foi de suma importância para somar no trabalho desenvolvido há mais de seis anos.

Empresária Elen Dias

“Tinha uma noção básica por estudar tipos de atendimentos no curso de turismo e já trabalhei com crianças autistas, mas com essas palestras, o esclarecimento e conhecimento ficam mais abrangentes”, disse.

Passeios turísticos

O ciclo do Turistea vai se encerrar com dois passeios por pontos turísticos da capital roraimense. O primeiro ocorrerá na manhã de 25 de outubro. Já o segundo, será na tarde de 26 de novembro.

Os roteiros serão destinados para crianças e adolescentes atendidos pelo Teamarr, com a participação dos inscritos no Turistea.

Bruna Cássia

Veja também

Topo