
A PMRR (Polícia Militar de Roraima) deu início nessa quinta-feira, 22, a Operação Comandos – Edição Fronteira 2026, uma ação estratégica de segurança pública, que ocorrerá ao longo de todo o ano, com foco no fortalecimento do policiamento ostensivo em áreas estratégicas do interior do estado. O lançamento foi realizado no município de Pacaraima.
Neste primeiro momento, a ação concentrará esforços nos municípios de Pacaraima, Uiramutã, Bonfim e Rorainópolis, sobretudo na região do Jundiá. As localidades são consideradas sensíveis em razão da posição geográfica e da maior vulnerabilidade à prática de crimes transfronteiriços.

O comandante-geral da PMRR, coronel Overlan Lopes, explica que a execução da operação tem como objetivo ampliar a presença do Estado, intensificar o policiamento urbano e rural e coibir ilícitos, como tráfico de drogas, armas e pessoas, contrabando e descaminho, crimes ambientais e contra a ordem econômica, como extração e transporte ilegal de minérios, além da atuação de facções criminosas.
“A Polícia Militar reforça o efetivo, substitui o efetivo que estava aqui [Pacaraima] por outro, assegurando a continuidade das operações, tanto no corredor comercial quanto nos caminhos clandestinos, garantindo ação de presença através do patrulhamento, surtindo um efeito positivo no município”, destacou o comandante-geral da PMRR.
Também estão entre as metas da operação o cumprimento de mandados judiciais, a prisão de infratores e o patrulhamento preventivo em áreas de difícil acesso.
Estrutura
Integram a Operação um efetivo de militares do CPC (Comando de Policiamento da Capital), CPI (Comando de Policiamento do Interior), Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Giro (Grupamento Independente de Intervenção Rápida e Ostensiva), Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), Ciptur (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário), Cipg (Companhia Independente de Policiamento de Guarda) e 1º EIPMON (1° Esquadrão Independente de Polícia Montada Inácio Lopes de Magalhães).
O planejamento da operação prevê a atuação de equipes em regime de alternância operacional, com missões de 10 a 15 dias, assegurando presença policial contínua nas regiões atendidas.

Entre as ações desenvolvidas pelas equipes estão o patrulhamento urbano e rural, barreiras policiais, pontos de bloqueio, blitz em rodovias e vicinais, fiscalização em áreas estratégicas de entrada e saída dos municípios e apoio ao policiamento em grandes eventos.
O comandante-geral da PMRR destacou ainda que o policiamento ostensivo qualificado e a presença permanente nas ruas integram a estratégia contínua da Corporação, para ampliar a percepção de sensação de segurança e garantir resposta rápida às demandas da sociedade.
“É uma ação que visa transmitir sensação de segurança diuturnamente e também durante as madrugadas, evitando que crimes como roubo ou furto aconteçam aqui no município”, pontuou.


