Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 30, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), os deputados aprovaram dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL) que concedem a Comenda Orgulho de Roraima a mulheres centenárias do Estado e à fundadora da quadrilha Cangaceiros do Thianguá.
O PDL nº 027/2024, concede a honraria, em alusão ao Dias das Mães, às senhoras centenárias Celciana Maria da Conceição; Felícia Loreno da Silva; Maria Eulina Lima; Maria Júlia da Silva; Perolina Morais Mota Brilhante e Raimunda Ferreira do Nascimento, por sua trajetória de vida e contribuição para o desenvolvimento do Estado. A matéria é de autoria do presidente Soldado Sampaio (Republicanos).
Já o PDL nº 115/2023, de autoria do deputado Idazio da Perfil (MDB), teve 18 votos favoráveis e homenageia a senhora Dircinha dos Santos Ferreira pelos seus relevantes serviços prestados à cultura de Roraima. Conforme o parlamentar, além de fazer parte da fundação da quadrilha Cangaceiros do Thianguá, ela inspirou o surgimento de novos grupos no Estado.
“A dona Dircinha é uma pessoa que tem se esforçado para manter a cultura nordestina da quadrilha viva no nosso Estado. Nada mais justo do que homenageá-la”, defendeu o autor.
Moção
Também foi aprovada, de forma simbólica, a Moção nº 21/2024 de pesar aos familiares e amigos do advogado Caio Roberto Ferreira de Vasconcelos, pela morte ocorrida no sábado, 27, na zona rural de Boa Vista.
Conforme a propositora, deputada Catarina Guerra (União), diariamente a vida ensina o quanto temos que dar valor a cada segundo que temos.
“Em regra, a gente está acostumado a deixar a moção de pesar a pessoas que, ao longo de muitos anos, se dedicaram, se doaram e deixaram um legado. Infelizmente, deixar o registro para uma pessoa tão jovem, é uma árdua tarefa. Quero deixar uma homenagem e um agradecimento por tudo que ele nos deixou”, declarou.
Por fim, foi lido o pedido de urgência, de autoria do deputado Renato Silva (Podemos), a respeito de denúncias de interferência do governo de Roraima nas eleições suplementares para a prefeitura de Alto Alegre. O documento será encaminhado à Mesa Diretora e à Procuradoria da Casa para as devidas providências. Em seguida, será criada uma comissão especial para análise.
Suzanne Oliveira