Pacaraima: PCRR promove palestra de prevenção na comunidade indígena do Contão

Foram abordados temas atuais como estupro de vulneráveis, violência doméstica e familiar contra a mulher, além dos impactos do uso de álcool. – Fotos: Ascom/PCRR

A Polícia Civil de Roraima, por meio da Delegacia de Pacaraima, realizou nesta quarta-feira, 15, uma palestra focada na prevenção da violência, na comunidade indígena do Contão.

A ação, coordenada pelo delegado titular do município, Valdir Tomasi Rosa, foi organizada a pedido do tuxaua Romisson Ramos Fidelis e abordou temas atuais como estupro de vulneráveis, violência doméstica e familiar contra a mulher, além dos impactos do uso de álcool e suas consequências jurídicas.

O evento, conduzido pelo delegado Valdir Tomasi Rosa e pelo chefe de investigação, agente Samuel de Oliveira Neto, teve como objetivo levar informações de grande relevância para a comunidade, esclarecendo dúvidas e promovendo o diálogo sobre questões que afetam diretamente a população local.

O delegado Valdir reforçou a importância da atuação preventiva da Polícia Civil e sua disposição em atender às demandas das comunidades indígenas.

“O trabalho da Polícia Civil vai além da repressão ao crime, também temos um compromisso social. Estar presente em comunidades como o Contão é fundamental para promover a conscientização, prevenir crimes e fortalecer a confiança na instituição”, destacou o delegado.

A iniciativa também buscou ampliar a compreensão da comunidade sobre as ações da Polícia Civil, abordando temas sensíveis à realidade indígena, como os efeitos do consumo de álcool e os crimes de violência doméstica e sexual, que muitas vezes estão associados ao uso abusivo de substâncias.

Durante o evento, os palestrantes esclareceram dúvidas da população local e responderam a perguntas sobre as ações da Polícia Civil nas comunidades indígenas.

“O tuxaua da comunidade e os moradores elogiaram a presença da Polícia Civil e ressaltaram a importância de levar esse tipo de ação para as aldeias. Essas palestras são essenciais para levar mais conhecimento aos moradores, referentes aos crimes e formas de prevenção e para reforçar a parceria com as comunidades que podem nos ajudar como colaboradores”, ressaltou.

O delegado revelou que a Delegacia de Pacaraima pretende intensificar ações similares ao longo de 2025, com o objetivo de promover a segurança e o bem-estar das comunidades indígenas.

“Nosso trabalho preventivo é uma forma de fortalecer a relação entre a Polícia Civil e as comunidades, sempre com foco no interesse público e na construção de uma sociedade mais segura e informada. Também mostra o compromisso da Polícia Civil de Roraima em estender seu papel social a todas as comunidades do estado, especialmente as indígenas, levando cidadania, prevenção e justiça aos lugares mais remotos”, concluiu.

Jéssica Laurie

Veja também

Topo