Pacaraima: professores e profissionais de saúde participam de curso sobre autismo promovido pelo TEAMARR

Programa permanente da Assembleia Legislativa iniciou capacitação na última quinta-feira e finalizou neste sábado, no auditório da câmara de vereadores do município. – Fotos: Nonato Sousa | SupCom/ALE-RR

O ciclo de formação, intitulado “Trabalho Pedagógico com Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): identificação, avaliação e intervenção”, promovida pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR), foi realizada entre os dias 8 e 10 de maio, no auditório da Câmara de Vereadores de Pacaraima, na região Norte do Estado.

A iniciativa reuniu professores da educação infantil, ensino fundamental e médio, profissionais da saúde, da área motora, acadêmicos, pais e responsáveis. Ao todo, foram ofertadas 50 vagas com atividades distribuídas em diferentes horários ao longo dos três dias de evento.

O objetivo é fomentar a qualificação técnica e fortalecer a inclusão de pessoas com TEA no ambiente escolar. Os participantes tiveram acesso a conteúdos como poda neural, plasticidade cerebral, aprendizagem, estratégias de educação inclusiva, manejo comportamental, prevenção e integração escolar, além das habilidades motoras no contexto pedagógico.

A advogada Weslane Oliveira foi uma das palestrantes.

No sábado, 10, a programação contou com a palestra “Direitos dos Autistas na Prática: Informação e Acesso”, ministrada pela advogada Weslane Oliveira. Convidada pelo TEAMARR, ela esclareceu dúvidas do público de forma interativa, reforçando o conhecimento jurídico sobre os direitos das pessoas com TEA.

“A proposta foi uma palestra prática, com espaço para escuta e troca. Percebemos muitas dúvidas sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é garantido também a pessoas com autismo, equiparadas às pessoas com deficiência. Pudemos esclarecer essas e outras questões importantes”, afirmou a palestrante.

A servidora municipal Rosineide Ferreira dos Santos resumiu os três dias de capacitação como ‘enriquecedores’.

A servidora municipal Rosineide Ferreira dos Santos acompanhou todos os dias da capacitação e ressaltou o quanto os aprendizados foram enriquecedores. “Ainda não sou formada, mas procuro estudar e ler sobre o tema. Esses três dias foram maravilhosos. Tudo o que queríamos entender sobre o autismo foi esclarecido”, comemorou.

Mãe de uma adolescente autista de 13 anos, a estudante de Terapia Ocupacional Yasmin Santos Araújo, de 36 anos, também participou de toda a programação. “Aprendi a lidar melhor com minha filha. Muitas informações foram repassadas com clareza. Até temas que ainda geravam dúvidas no curso foram bem explicados aqui. Foi um grande aprendizado”, destacou.

Estudante de Terapia Ocupacional Yasmin Santos Araújo é mãe de um adolescente autista.

Saber Para salvar

O curso também contou com o apoio do projeto Saber Para Salvar, ministrado pelo sargento do Corpo de Bombeiros Rafael Oliveira. A iniciativa, parceira do TEAMARR, ensina noções teóricas e práticas de primeiros socorros, com base na Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018), que obriga a capacitação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas para agir em situações de emergência.

SGT do Corpo de Bombeiros Rafael Oliveira.

“A Lei Lucas reforça a importância da prevenção. Infelizmente, muitas mortes por engasgo ocorrem por falta de conhecimento básico de primeiros socorros”, alertou o instrutor.

Gabrielle Nascimento, cuidadora de crianças, participou das simulações práticas e aprovou o treinamento. “Aprendi técnicas de desengasgo e reanimação. Agora me sinto mais preparada para agir com segurança no cuidado das crianças”, relatou.

Gabrielle Nascimento é cuidadora de crianças.

A psicopedagoga do TEAMARR, Ana Lídia Mendanha, ressaltou a importância das formações para a construção de uma rede de apoio eficaz. “Ao levar informação à população, mostramos os caminhos corretos para acessar direitos e promover inclusão. O público participou ativamente, com muitas perguntas e troca de experiências. E vem mais capacitação por aí”, adiantou.

Sobre o TEAMARR

O Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR) integra o Programa de Atendimento Comunitário, vinculado à Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima, conforme a Resolução Legislativa nº 002/2023.

Psicopedagoga do TEAMARR, Ana Lídia Mendanha.

A unidade atende crianças e adolescentes com diagnóstico de TEA, oferecendo terapias, capacitações e orientações para familiares e profissionais da saúde. Os atendimentos são gratuitos e realizados na sede do TEAMARR, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Júlia Matos

Veja também

Topo