Paciente em tratamento oncológico casa no HGR

Odileia Lopes, de 45 anos, e Euzo Araújo, 46 anos se casaram nesta sexta-feira, na Unacon, do HGR. – Fotos: Ascom/Sesau

O Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento foi cenário de um casamento na tarde desta sexta-feira, 13. A cerimônia que uniu Odileia Lopes, de 45 anos, Euzo Araújo, 46 anos, foi planejada pela equipe da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima.

“O sonho dela era ter esse casamento, é uma união que vem de uma história muito bonita, de 35 anos onde eles já se conheciam e hoje se reencontraram e resolveram selar essa união”, destacou a psicóloga da Unacon-RR, Michelle Coura.

Conforme a psicóloga, a paciente sempre manifestou o desejo de se casar, mas a necessidade de manter o tratamento a impediu de concretizar esse sonho por duas oportunidades.

“Nós abraçamos esse sonho, nos empenhamos junto com a família em realizar essa união, e assim poder proporcionar um momento feliz, de humanização, que é o contexto da oncologia”, completou.

Com direito a vários convidados, entre familiares e enfermeiros, a união dos dois foi realizada tanto no civil, quanto no religioso. Até mesmo o clima resolveu contribuir com a celebração, emanando raios de sol calorosos.

“Não dá para explicar a sensação que estou sentindo, porque é um conjunto de tantas coisas. [sentimentos] de alegria, de gratidão, de vontade de viver mais e mais. A alegria tomou conta e parece que eu não estou doente”, destacou Odileia.

Para o noivo, mesmo diante de um local atípico para um casamento, o mais importante de tudo foi consagrar os laços de um amor que vem desde a época de adolescência, e que sobreviveu ao tempo e a muitas idas e vindas.

“A sensação é de gratidão a Deus por tudo que estamos vivendo hoje, pois é um momento muito feliz e era um desejo dela [se casar]. A gente tem uma história muito linda, que superou tudo, graças a Deus”, completou Euzo.

Sobre a Unacon-RR

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima é a principal referência do estado para o tratamento de pacientes com câncer. A unidade é credenciada pelo Ministério da Saúde, oferecendo tratamento clínico, cirúrgico e quimioterápico para todos os tipos de neoplasia em pessoas acima de 18 anos.

A unidade dispõe de uma equipe multidisciplinar, com cerca de 80 profissionais, oferecendo 31 diferentes serviços em diversas especialidades, desde o tratamento médico ao atendimento psicológico e terapêutico, atendendo assim a todas as necessidades do paciente.

Com a apresentação de exames, um especialista passa a fazer o acompanhamento do paciente, conforme o tipo de câncer que ele precisará tratar. Feito a análise do caso, o mesmo contará com toda a estrutura necessária para garantir o melhor tratamento para a doença.

Minervaldo Lopes

 

Veja também

Topo