Pacientes do Caps AD III e Unidade de Acolhimento Adulto celebram festividade junina

Além de comidas típicas, a celebração contará com brincadeiras e músicas ao som do voluntário John Mayson. – Fotos: Ascom/Sesau

O Caps AD III (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas) e a Unidade de Acolhimento Adulto celebram nesta sexta-feira, 14, a partir das 18h, as festividades de São João.

Conforme o diretor do centro, Eber Leon Pereira, a atividade tem como finalidade a humanização e integração entre os pacientes, familiares e servidores das duas unidades.

“Nós temos como meta buscar e garantir a cidadania e a inclusão social, tanto dos usuários quanto dos familiares, muitas vezes resgatando o vínculo familiar perdido devido à dependência química”, informou.

Além de comidas típicas, a celebração contará com brincadeiras e músicas ao som do voluntário John Mayson.

O diretor ressaltou que a inclusão social por meio de festividades é uma das maneiras mais eficazes de readaptação do paciente na sociedade, resultando na melhora de seu quadro de saúde.

“Neste contexto, o nosso arraial visa justamente trazer esses benefícios aos pacientes, fazê-los sentir mais acolhidos e melhorar a resposta à abordagem terapêutica, que é feita de forma particular para cada um”, completou.

Estrutura do Caps AD III

A ingestão indiscriminada de bebidas alcoólicas, juntamente com o uso de outras substâncias, fez aumentar o número de pessoas com doenças associadas, e reconhecer o vício nem sempre é fácil para quem vive essa realidade.

Em Roraima, o Caps AD III é a unidade de referência no tratamento de transtornos ocasionados pela dependência de álcool e outras drogas.

Os pacientes recebem acompanhamento de psicólogo, psiquiatra, assistente social, médico clínico, pedagogo, educador físico, enfermeiros e técnicos.

São oferecidos também medicamentos assistidos e dispensados; atendimentos em grupo e oficinas terapêuticas; visitas e atendimentos domiciliares; e acolhimento noturno para usuários em abstinência ou que possuam critérios psicossociais, como a necessidade de observação, repouso e proteção, manejo de conflitos, entre outros.

A unidade recebe demanda de todo o Estado, incluindo a população indígena e imigrante. É necessário apenas apresentar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

O Caps AD III está localizado na rua José Bonifácio, 630, bairro Aparecida, funcionando de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h.

Suyanne Sá

Veja também

Topo