Parceria da Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR com salão de beleza arrecada cabelo para confecção de perucas

Ação faz parte da campanha ‘Mechas de Esperança’; acessórios confeccionados são doados a pacientes em tratamento contra o câncer. – Fotos: Marley Lima | SupCom ALE-RR

Neste sábado, 19, Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, a Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (SEM/ALE-RR) promoveu uma ação em parceria com um salão de beleza de Boa Vista, com objetivo de arrecadar cabelo para a campanha ‘Mechas de Esperança’. As clientes foram contempladas com cortes gratuitos, como forma de incentivar a participação de mais doadoras.

A jornalista Thays Cunha foi uma delas. Mãe de uma adolescente de 13 anos, ela recentemente teve uma perda gestacional. O luto a deixou muito triste, mas, também foi um combustível para pensar em outras mulheres que também sofrem. Quando soube da ação, aproveitou a oportunidade para deixar um pouco de solidariedade para quem precisa de um gesto de carinho doando cerca de 20 centímetros de mechas.

Jornalista Thays Cunha

“Poder compartilhar, não a dor, mas o amor, é gratificante. Até me questionei: meu cabelo não é tão grande assim para doar, minha colaboração vai ajudar? Mas, por menor que pareça o tamanho do cabelo, só o ato de doar já é uma simbologia enorme. É o amor que eu posso transmitir para essas mulheres”, declarou a jornalista, emocionada.

O empresário Miro Braz, proprietário do salão, tem mais de 40 anos de experiência no mercado da beleza, sendo 25 deles destinados a parcerias que beneficiam mulheres com câncer. Ele destacou a importância em ajudar o Poder Legislativo nas ações de apoio às mulheres em tratamento da doença.

Empresário Miro Braz

“Esse é o terceiro trabalho que a gente faz em parceria com o Chame. No primeiro arrecadamos mais de 50 mechas para confeccionar perucas. E quem sai beneficiado nessas ações somos nós. Porque a gente vê o sorriso das pessoas, a gratidão. A gente contribui para resgatar a autoestima, dar mais esperança à essas mulheres”, disse o empresário.

A diretora da Secretaria Especial da Mulher, Glauci Gembro, destacou a importância da parceria com o salão de beleza. “Nossa parceria com o Miro é antiga e é com muita alegria que estamos aqui mais uma vez. Essas mechas nos darão condições para confeccionar ainda mais perucas, talvez até levar algumas para o interior do estado e, assim, atender ainda mais mulheres”, ressaltou.

Mechas da Esperança

O corte gratuito e a doação dos cabelos fazem parte da campanha ‘Mechas da Esperança’, uma iniciativa da Assembleia Legislativa, por meio da Secretaria Especial da Mulher em parceria com Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), que visa resgatar a identidade e o amor-próprio das mulheres durante o processo de tratamento oncológico em Roraima.

Diretora da Secretaria Especial da Mulher, Glauci Gembro

A secretaria organiza a preparação das perucas e a associação, que realiza um trabalho voluntário com pacientes oncológicos, entrega os itens. Desde o lançamento do projeto, em 2023, foram confeccionadas 102 perucas, sendo que 52 já foram doadas e outras 50 serão entregues a partir de 31 de outubro de 2024.

Neste ano, a ONG Perucas Santa Catarina se dispôs a produzir os acessórios. Como cada peruca leva muitas mechas para ficar volumosa e perfeita para o uso, a secretaria tem trabalhado incansavelmente para receber os fios.

“Essa campanha é contínua, mas intensificamos nos últimos meses para conseguir finalizar a confecção de perucas que serão entregues no final de outubro”, explicou a diretora da SEM.

Sala de apoio no Chame

Ainda que a campanha de arrecadação de mechas tenha seu ponto alto em outubro, as ações são permanentes, ao longo de todo ano. Uma novidade para 2024 é que o Centro Humanitário de Apoio à Mulher, o Chame, da ALE-RR, vai disponibilizar uma sala com materiais e perucas para as mulheres que precisam.

“No dia 31 de outubro nós faremos a entrega para a liga das novas 50 perucas. Além disso, nós vamos inaugurar um espaço de autocuidado, onde lá nós também vamos ter perucas e vamos poder atender mulheres vítimas de violência com alguns acessórios, roupas. Então, é algo bem bacana, bem bonito que o Chame está trazendo para as nossas assistidas”, explicou Glauci Gembro.

Doações

Qualquer pessoa pode doar os fios nos pontos de coleta da Assembleia Legislativa e na Secretaria Especial da Mulher em Boa Vista, na Avenida Santos Dumont, número 1.470, bairro Aparecida.

No Sul do estado, as doações podem ser feitas no Núcleo da Secretaria Especial da Mulher em Rorainópolis, localizado na Avenida Doutora Yandara, número 3.058, bairro Centro.

As pessoas interessadas podem entrar em contato ainda com o ZapChame pelo número (95) 98402-0502 e solicitar o corte, que é agendado pelo Chame.

Júlia Matos

Veja também

Topo