O BLH (Banco de Leite Humano) do HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth), em parceria com o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) da ALE-RR (Assembleia Legislativa do Estado de Roraima) promoveu nesta terça-feira, 15, uma ação de sensibilização sobre a violência contra a mulher para mães e acompanhantes da unidade.
A ação em questão integra tanto as atividades do Agosto Dourado, da Maternidade, quanto a campanha Agosto Lilás, que vem sendo realizada pelo Chame.
A coordenadora do BLH, Sílvia Furlin, destacou a relevância da abordagem do assunto.
“Esse tema vem justamente pelo fato de termos um público feminino, principalmente mulheres que estão em vulnerabilidade devido ao puerpério. Estamos levando informações sobre violência doméstica e conscientizando as mulheres de que elas têm o apoio necessário para denunciar, através do Chame”, enfatizou.
A técnica administrativa da Procuradoria Especial da Mulher da ALE-RR, Nel Enne Rodrigues, ressalta o compromisso em oferecer suporte às mulheres em situação de violência.
“Trabalhamos com a Lei Maria da Penha, que trata das questões de violência doméstica e familiar. Abordamos o tema para fortalecer as mulheres, dizer que não estão sozinhas e que estão amparadas com todos os serviços de proteção à mulher que temos aqui no Estado”, disse.
Chame
Vinculado à Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima, o Chame funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida.
Em razão do Agosto Lilás, campanha que visa incentivar a sociedade a combater a violência contra a mulher, o órgão vem realizando uma série de ações junto a vários órgãos do Estado, sejam entidades públicas ou privadas.
Além da sede física, a mulher vítima de violência também pode entrar em contato por meio do ZapChame, um aplicativo que funciona 24 horas. Há ainda o contato de WhastApp (95) 98402-0502.
Agosto Dourado
Para promover o Agosto Dourado, o Banco de Leite Humano e o Centro de Referência de Saúde da Mulher têm unido esforços em diversas ações ao longo do mês.
Entre as atividades está a explicação dos benefícios do leite materno para o recém-nascido, como fazer com que o bebê tenha a pega correta, e os mitos e verdades sobre a amamentação.
No dia 26, O BLH promoverá um piquenique que reunirá mães doadoras, mães de bebês prematuros e a rede de apoio dessas mulheres, bem como todas as mães que estejam em fase de amamentação.
Essas ações visam disseminar informações sobre o aleitamento materno e enfatizar o papel fundamental que ele desempenha na saúde e no bem-estar das mães e seus filhos.
Vale lembrar ainda que a programação do Agosto Dourado na Maternidade segue até o fim do mês, com atividades que contarão com apoio do Chame, da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), da UFRR (Universidade Federal de Roraima) e do CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin).
Victória Teixeira