
A Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR) aprovou, nesta terça-feira, 8, os decretos legislativos nº 3 e nº 5 de 2025, que concedem a Comenda Orgulho de Roraima ao Atlético Roraima Clube e aos atletas do time, que se consagraram campeões roraimenses de futebol profissional em 1995, como também à comissão dos profissionais dos meios de comunicação envolvidos no campeonato.
De acordo com o autor do projeto, Coronel Chagas (PRTB), o time, fundado em 1° de outubro de 1944, foi fruto do sonho de pessoas de famílias tradicionais de Roraima. O Campeonato Roraimense de 1995 foi a 40ª edição (1ª profissional) do torneio organizado anualmente pela Federação Roraimense de Futebol (FRF).
“O Roraimão, como é apelidado, foi o último campeonato estadual a se profissionalizar. O Progresso, de Mucajaí, foi o primeiro clube a se profissionalizar, e assim o Atlético Roraima e Baré, de Boa Vista, seguiram e adotaram o mesmo modelo de profissionalização para serem os clubes participantes da primeira edição na era profissional.”
Entre os requerimentos aprovados, está o de nº 27 de 2025, de autoria do presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que requer a realização de audiência pública com o tema “Diálogos Contábeis: Organização Fiscal, Atualização da Legislação Tributária e Valorização da Classe Profissional em Roraima”.
Também foi aprovado o Requerimento nº 29 de 2025, que trata da conversão da sessão plenária de 10 de abril de 2025 em mesa-redonda para discutir a “União pela Inclusão: Avanços e Desafios no Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, de Angela Águida Portella (PP).

Moção
Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram a Moção nº 8/25, de apoio à campanha “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo, indicada pelo deputado Eder Lourinho (PSD).
A iniciativa, criada pela ONU, busca dar mais visibilidade, combater a discriminação e o preconceito, e promover uma sociedade mais inclusiva para as pessoas com TEA (transtorno do espectro autista).