Parteiras e parteiros receberão treinamento sobre reanimação neonatal

Todo material usado no curso será doado por meio do Programa de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo. – Foto: Divulgação

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, capacitará entre os dias 5, 9 e 12 de abril, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), cerca de 200 parteiras e parteiros da Região Norte do Brasil. Desta vez, Boa Vista, Manaus e Macapá, são as cidades selecionadas com o auxílio da SBP para a realização o treinamento de Reanimação Neonatal, promovido por meio do Programa de Ajuda Humanitária da Igreja.

O treinamento inicia por Boa Vista, no dia 5 de abril e tem o apoio da Sociedade Roraimense de Pediatria. A segunda cidade a receber a capacitação é Manaus, no dia 9 de abril. Na capital da Amazônia, o treinamento conta com a parceria da Sociedade Amazonense de Pediatria. O projeto vai ser finalizado em Macapá, no dia 12, com a cooperação da Sociedade Amapaense de Pediatria.

Reanimação Neonatal

O curso consiste em capacitar os profissionais para um eventual quadro de dificuldade respiratória e emergências durante o nascimento de crianças. O emprego de técnicas de reanimação padronizadas internacionalmente faz uma grande diferença na redução de sequelas e da mortalidade infantil decorrente de dificuldades respiratórias durante o parto.

A capacitação das parteiras e parteiros é um momento singular. Essas pessoas já salvaram e trouxeram à vida muitas crianças em regiões por vezes distantes dos grandes centros. A padronização do uso de técnicas ajudará esses profissionais a seguirem salvando vidas.

Além de treinar os participantes, por meio do Programa de Ajuda Humanitária, serão doados os materiais usados na reanimação para que este mesmo treinamento possa ser multiplicado nos próximos anos. Cada profissional receberá também o seu próprio kit com insumos e instrumentos para realização de partos mais seguros tanto para a mãe como para o bebê.

O projeto existe há cerca de 20 anos. A Igreja dedica esforços para que os treinamentos ocorram em mais de 40 países ao redor do mundo. China, Mongólia, Equador, Paraguai, Bolívia e Etiópia, por exemplo, já foram atendidos por esta iniciativa. No Brasil, a jornada já foi realizada em várias cidades sendo que algumas delas são: Teresina (PI), Belém (PA, Campo Grande (MS), Salvador, Feira de Santana (BA), Recife (PE), Rio Branco (AC), Maceió (AL), São Luís e em Imperatriz (MA).

Além dos treinamentos, as instituições parceiras e as pessoas capacitadas receberão material de apoio.

Os itens que serão doados são: Bolsa plástica para acondicionar os materiais, NeoNatalie Basic (Boneco) sem reanimador ou estetoscópio (inclui cordão umbilical e touca de malha); NeoNatalie Airway (Boneco); Tesoura curva em inox ponta romba; Prendedor de plástico estéril para cordão umbilical; Cadarço sarjado branco 100% algodão; Fralda branca de algodão; Saco plástico transparente de polietileno; Manta térmica aluminizada; Termômetro clínico digital haste rígida; Bulbo (pêra) de borracha com ponta plástica desmontável nº 2; Balão auto inflável de silicone uso neonatal c/ máscara de silicone nº 1 – Fanem; Máscara facial de silicone nº 0 – Fanem; Estetoscópio pediátrico; Relógio de mesa à pilha analógico com ponteiro de segundos; Luva para procedimento não estéril descartável; Máscara cirúrgica tripla camada descartável; Escova com cerdas para limpeza das mãos; Sabonete líquido antibacteriano para as mãos; Bacia redonda plástica para limpeza do material; Sabão ou detergente para limpeza do material; Toalha ou pano de prato de algodão para secagem do material; Frasco de álcool em spray; Frasco de álcool gel para as mãos.

Os participantes receberão: Bolsa plástica para acondicionar os materiais; Manual “Reanimação Neonatal para Parteiras Tradicionais” da Sociedade Brasileira de Pediatria – 2ª edição 2023 – 43 páginas; Tesoura curva em inox ponta romba para cortar o cordão umbilical; Prendedor de plástico estéril para cordão umbilical; Rolo de 10 metros de cadarço sarjado branco 100% algodão; Fralda branca de algodão; Rolo de saco plástico de polietileno para manter a temperatura do bebê; Manta térmica aluminizada; Termômetro clínico digital haste rígida; Bulbo (pêra) de borracha com ponta plástica desmontável; Balão auto inflável de silicone uso neonatal c/ máscara de silicone; Máscara facial de silicone nº 0; Máscara facial de silicone nº 1; Estetoscópio pediátrico; Caixa com 100 luvas para procedimento não estéril descartável; Caixa com 50 máscaras cirúrgicas tripla camada descartáveis; Escova com cerdas para limpeza das mãos; Sabonete líquido antibacteriano para as mãos

Programa Humanitário

A Igreja de Jesus Cristo mantém um programa contínuo de ajuda humanitária com atuação em cerca de 200 países. Por meio de projetos são oferecidas respostas rápidas para auxiliar os mais necessitados, incluindo populações de refugiados, vítimas de grandes desastres, combate à fome e desnutrição etc.

Mais de 10 mil missionários em todo o mundo também auxiliam com serviços sociais, segmento em que a Igreja apoia outras iniciativas mundiais, como doações de cadeiras de rodas e programas de imunização —desde 2002, ajuda a oferecer vacinas para 45 diferentes países.

Em 2018, a Igreja completou 454 ações comunitárias, 87 projetos de respostas a emergências, doação de mais de 10 mil cadeiras de rodas. No ano anterior, a ajuda chegou a 97 mil pessoas em 40 países em projeto de tratamento oftalmológico. Ainda treinou 34.600 cuidadores para prestar assistência materna e neonatal em 38 países. Desde 2002 A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias também tem trabalhado em iniciativas para oferecer água potável e saneamento básico em 76 países.

Serviço

Boa Vista

Data: 5 de abril

Horário: das 8h às 17h

Local: Rua Coronel Mota, 930 – Centro.

Quantidade de profissionais inscritos: 60

Janete Monteiro Garcia

 

 

Veja também

Topo