
Nesta terça-feira, 22, a partir das 14h, no auditório do Campus Boa Vista (CBV), será realizada a aula inaugural do Programa Preparatório para o Ensino Médio, o Partiu IF, turma do CBV.
Durante a aula, os alunos receberão as boas-vindas do grupo gestor da Reitoria e do CBV, conhecerão a equipe pedagógica e os professores que atuarão no programa e participarão de dinâmicas integrativas e do IF Tour, atividade realizada com todos os alunos ingressantes na instituição, com o objetivo de apresentar os espaços administrativos e pedagógicos do campus aos recém-chegados.
No CBV, o programa é gerenciado pela Diretoria de Extensão (Direx), que oferta 120 vagas do total de 360 disponibilizadas para o IFRR. Os alunos contemplados foram selecionados por meio de sorteio e receberão uma bolsa no valor de R$ 200,00 mensais, por um período de oito meses.
O curso terá carga horária total de 320 horas, com previsão de realização nos meses de abril a novembro de 2025. As aulas serão presenciais, com três encontros semanais, que ocorrerão no horário oposto ao do turno em que o aluno estuda na rede estadual.
Para a coordenadora do Partiu IF no CBV, Francisca das Chagas de Araújo, o programa representa a oportunidade da realização de sonhos e de objetivos pessoais. “O programa tem como objetivo não somente combater a desigualdade educacional e promover a inclusão social, mas representa, sobretudo, a oportunidade para que os estudantes realizem um sonho pessoal e também de seus familiares, que tanto almejam vê-los estudar no IFRR”, disse.
Partiu IF
Integra o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que tem como público-alvo estudantes do 9.º ano do ensino fundamental de escolas públicas negros, quilombolas, indígenas ou com deficiência e renda per capita de até um salário mínimo.
Gerenciado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), unidade do Ministério da Educação (MEC), o Partiu IF tem como principais objetivos amenizar as desigualdades étnico-raciais, promovendo oportunidades à estudantes da rede pública de ensino; realizar atividades pedagógicas que atendam às desvantagens de aprendizado dos estudantes; recuperar competências e aprendizados essenciais ao 9º ano do ensino fundamental, entre outros.
Um dos diferenciais do programa é a metodologia adotada, com utilização de materiais didáticos adequados ao formato do curso; aulas expositivas e dialogadas; aulas experimentais em laboratórios; desenvolvimento de projetos; atividades em grupo; utilização de recursos tecnológicos para subsidiar as atividades pedagógicas, além da valorização das experiências dos alunos, alinhada à construção de novos saberes.