Amajari: IFRR realiza aula inaugural do programa Partiu IF ofertado pela unidade

Foram selecionados 30 estudantes, por meio de edital, para participar das respectivas atividades. – Fotos: Ascom | IFRR

Ocorre nesta segunda,14, a partir das 18h30, a aula inaugural do programa Partiu IF ofertado pelo Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR). Foram selecionados 30 estudantes, por meio de edital, para participar das respectivas atividades na Escola Estadual Ovídio Dias de Souza, situada na Av. Tepequém, s/n, na sede do Município do Amajari (RR).

Aberta para toda a comunidade, a aula inaugural será um momento de acolhimento para os alunos do CAM, familiares, colegas e servidores das duas instituições envolvidas. Na ocasião, será apresentado o programa pelo coordenador local da ação, professor Alan Severo. Além disso, ocorrerá uma dinâmica conduzida pela psicóloga do IFRR Carli Gavinho

Severo comenta o contexto singular do programa, que engloba estudantes de diferentes etnias e nacionalidades. “O projeto chega com uma importância muito grande no Amajari, por diversos fatores. Ele representa uma ação concreta de inclusão social, ampliando o acesso à educação de qualidade para alunos da rede pública. Os estudantes selecionados são estudantes de baixa renda, muitos deles indígenas ou imigrantes venezuelanos, e o Partiu IF tem também esse papel de auxiliar na inserção desses jovens – e, em muitos casos, de suas famílias – num novo contexto de vida e num novo país, o Brasil. Muitas famílias de estudantes venezuelanos, já na matrícula, demonstraram alegria em saber que os filhos terão aulas de Língua Portuguesa e Redação, pois reconhecem que a língua ainda tem sido uma barreira de adaptação para os filhos após a vinda para o Brasil”, disse.

Ele esclarece que o auxílio financeiro que os participantes receberão vai contribuir para a permanência e o êxito deles durante a formação. “Outro ponto importante é o auxílio de R$ 200,00 mensais oferecido aos participantes como ajuda de custo, o que contribui bastante para que consigam frequentar as aulas com mais tranquilidade e se dedicar aos estudos”, declarou.

Partiu IF

O programa visa reduzir desigualdades educacionais e facilitar a entrada de alunos em situação de vulnerabilidade social na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Destinado a estudantes do 9.º ano do ensino fundamental da rede pública, ele atende aos critérios da Lei de Cotas (Lei 14.723/2023), contemplando negros, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e jovens oriundos de famílias com renda per capita de até um salário mínimo.

Além de curso preparatório presencial com 320 horas de carga horária, incluindo disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, a iniciativa oferece oficinas de redação e suporte psicopedagógico. Os participantes receberão auxílio mensal de R$ 200,00 por até oito meses, condicionado a um mínimo de 75% de frequência nas atividades.

O IFRR abriu turmas em suas cinco unidades de ensino: Campus Amajari (1), Campus Boa Vista (3), Campus Boa Vista Zona Oeste (2), Campus Bonfim (1) e Campus Novo Paraíso (1).

Acompanhe outras informações do Partiu IF na instituição acessando o portal institucional neste link.

Sofia Lampert

Veja também

Topo