Considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Roraima pela Lei nº 1.269 de 2018, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos) e do ex-deputado Oleno Matos, a Banda de Música da Polícia Militar do Estado (PMRR) se apresentou na noite desta sexta-feira, 18 no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal (CAF/UFRR) em celebração ao aniversário de 47 anos da PMRR.
Com um repertório diversificado, o evento também teve a participação de policiais da Banda de Música da Polícia Militar de Rondônia e foi aberto ao público. O chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, prestigiou o evento e destacou a atuação do governo em prol da segurança pública em parceria com o Poder Legislativo.
“O governador Antonio Denarium [PP] investiu muito na questão da segurança, não só com a contratação de novas pessoas, mas especialmente no que concerne aos equipamentos. Hoje, tivemos a nossa banda da PM, uma das melhores do Brasil, comemorando 47 anos de todo esse trabalho em prol da segurança. A Assembleia Legislativa tem sido uma grande parceira do governador nesses últimos anos. É um relacionamento harmonioso, respeitoso e com aprovação de várias leis nos mais variados segmentos, mas principalmente na área de segurança”, afirmou Portela.
Para o comandante-geral da PMRR, coronel Francisco Xavier, o concerto comemorativo é uma ocasião aguardada anualmente para celebrar o desempenho e a história da PMRR.
“Hoje, estamos cumprindo o calendário de comemoração desse aniversário da Polícia Militar. Também vamos ter solenidades, competições, e o concerto da banda de música já virou uma tradição que faz parte do calendário cultural do Estado de Roraima. Então, tivemos aqui muitos policiais da ativa, da reserva, familiares e a sociedade de uma maneira geral, que já espera durante o ano a realização deste concerto”, disse o coronel.
Até a chegada ao palco, a preparação dos musicistas para o concerto anual leva em média cinco meses e envolve uma minuciosa pesquisa de repertório, conforme explica o comandante da banda, major Sidney Gomes.
“A banda de música tradicionalmente ensaia durante cinco meses para estar pronta para chegar aqui e fazer um grande concerto para a sociedade. Buscamos o nosso repertório com bastante cuidado. Geralmente, nas solicitações de apresentação da banda, a gente busca primeiro o público-alvo e nesse concerto trouxemos um repertório mais rebuscado, com músicas eruditas, mas também tem para todo gosto”, detalhou o major.
Para o sargento Oséias Gomes, um dos saxofonistas da banda, proporcionar um momento de alegria ao público por meio da música não tem preço.
“A Polícia Militar de Roraima faz esse trabalho já há bastante tempo com a Banda de Música e é uma satisfação muito grande poder fazer parte desse momento superespecial, que é levar a arte e música à sociedade roraimense”.
Amante de música, a estudante Élida Izabelle Ribeiro é audiência fiel nos concertos da Banda de Música da Polícia Militar.
“Minha família sempre foi muito envolvida com música, então sempre tive muito incentivo. Esse é um evento anual que a gente nunca perde. Cada vez, inovam nos temas e envolve muitas músicas do meu gosto, como rock, pop dos anos 70 e 80, MPB. É sempre muito bom”, pontuou Élida.
A programação comemorativa dos 47 anos da PMRR se iniciou dia 7 e segue até 26 de novembro, data do aniversário da instituição, com o tradicional Baile Branco.
Juliana Dama