O Governo de Roraima está próximo de realizar o sonho dos moradores do bairro Pedra Pintada e Residencial Said Salomão, levando água tratada para todas as residências. A obra de construção do novo sistema de abastecimento, realizado pela Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), encontra-se em fase de conclusão e testes para ser inaugurado ainda no segundo semestre deste ano. Com 80% de execução, o sistema beneficiará mais de 14 mil moradores
O investimento na obra é de mais de R$ 8 milhões, recurso oriundo do Programa estadual Água Para Todos, destinado para universalizar a água potável no Estado. O governador Antonio Denarium afirmou que esta implementação recente do sistema faz parte de uma série de ações de saneamento básico para Roraima, que ocorrem tanto na capital como no interior.
“O Governo aumentou a capacidade de investimentos da Caer e está aplicando essa melhoria em reformas entregas de novos sistemas, bombas, redes de água e poços artesianos, além de laboratórios para análise de água. É um trabalho maciço que garante qualidade de vida para a população de Roraima”, declarou o governador.
Nesta segunda-feira, 19, o presidente da Caer, James Serrador, esteve no local com a equipe da empresa para inspecionar o andamento da obra, que atingiu 80% da execução, com a conclusão de 30 mil metros de rede de 150, 100 e 60 mm construídos e quatro mil ligações efetivadas.
Restam apenas a perfuração do poço artesiano e a conclusão dos reservatórios elevado e apoiado para a finalização da obra, além do reaterro dos trechos onde foram instaladas as tubulações da rede, o que deve ocorrer ainda esta semana.
Desde sexta-feira, 16, a equipe técnica da Caer iniciou os testes na rede, o que ocasionou oscilação pontual no abastecimento. Porém, o presidente ressaltou a importância da testagem para assegurar o bom funcionamento do sistema, que vai ampliar o abastecimento de água, levando solução ao déficit de fornecimento aos moradores que há anos ansiavam pelo serviço.
“São mais de 30 quilômetros de rede que estão em fase de testes e apresentaram vazamentos pontuais. Porém, a empresa contratada pela Caer e Governo do Estado, bem como as equipes da companhia estão sanando estes problemas. Toda a rede está em teste, e pode acontecer de o abastecimento sofrer oscilação, portanto a gente pede compreensão da população, pois o teste é necessário para o bom funcionamento do sistema” afirmou Serrador.
Obras de rede de esgoto afetam rede de distribuição
Ainda nesta segunda-feira, o presidente vistoriou as obras da Rua Macau, no Bairro Pedra Pintada, onde estão ocorrendo as obras de construção da rede de coleta de esgotamento sanitário. Pois a empresa contratada para a obra tem ocasionado danos à rede da Caer, ocasionando perdas de água e prejudicando o abastecimento, sem realizar os reparos necessários.
A construtora foi notificada sobre os danos gerados para adoção de providências. “Nossa equipe está sendo acionada frequentemente para sanar problemas que poderiam ser evitados pela empresa responsável pela obra se eles atendessem à distância adequada de construção, para não interferir na rede de distribuição de água que estamos implantando”, esclareceu o presidente.
Ele afirmou ainda que, solucionando estas intercorrências e concluindo a fase de testes, até o próximo final de semana, todo o sistema estará em pleno funcionamento, sem qualquer falta de pressão ou falta de água para os moradores da região.
Tiana Brazão