Para a segurança das crianças e adolescentes estudantes das redes pública e privada de ensino de Roraima, a Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 23, o Projeto de Lei (PL) nº 242/2021, que obriga o registro do grupo sanguíneo e fator Rh nos uniformes escolares. A matéria é de autoria da deputada Aurelina Medeiros (PP) e recebeu 15 votos favoráveis.
O PL seguirá para análise do Poder Executivo. O fator sanguíneo, de acordo com o projeto, deverá constar na parte dianteira do uniforme. Conforme a parlamentar, a correta identificação é necessária para atendimento seguro em caso de acidentes.
“A pessoa chega à emergência do hospital e pode haver um erro, e está aí a importância desse projeto para a vida de cada um”, defendeu Aurelina Medeiros.
Em aparte, a deputada Catarina Guerra (União) ressaltou que, inclusive, o uniforme identifica o estudante em todos os ambientes. “Já vi casos de alunos que se envolveram em acidentes e foram logo identificados por causa da farda”, defendeu.
Homenagens
Os parlamentares aprovaram ainda dois projetos de decreto legislativo para conceder a Comenda Orgulho de Roraima ao engenheiro agrônomo Edvan Alves Chagas e ao ex-presidente da CERR (Companhia Energética de Roraima) Antônio Pereira Carramilo Neto.
Yasmin Guedes