Até a próxima sexta-feira, 26, servidores estaduais receberão treinamento em Formação de Multiplicadores para orientar o manuseio da Plataforma Transferegov.br (antiga plataforma+Brasil), sistema utilizado para informatização e operacionalização dos recursos públicos transferidos pela União.
A capacitação está sendo ministrada pela Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), por meio da CGCAC (Coordenação Geral de Captação de Recursos e Convênios).
Pelo menos 14 técnicos de órgãos estaduais participam do curso. Durante toda a semana, eles receberão informações sobre o Módulo A, que abrange Atos Preparatórios e Execução, e também sobre o Módulo B, que trata de Execução e Prestação de Contas.
Conforme o secretário da Seplan, Rafael Fraia, o treinamento prevê o compromisso do governo em promover e realizar ações de qualificação, visando à melhoria em todo processo que envolva a execução dos convênios federais no âmbito do estado de Roraima.
“Gerir os recursos da União de forma assertiva traz fortalecimento nas ações estaduais. Esse conhecimento e atualização adquirido mediante capacitações, contribui para melhor utilização da plataforma, bem como possibilita captar mais investimentos que possam atender às demandas da população roraimense”, destacou.
A capacitação com carga horária de 40h, está sendo realizado no laboratório de informática do Ierr (Instituto de Educação de Roraima), pelo chefe da Divisão de Monitoramento das Transferências Voluntária e Capacitação da Seplan, Giuseppe Martino.
Ele informou que nos primeiros dias de programação, foi debatido com os participantes as diversas modalidades de transferências de recursos, os principais instrumentos utilizados para captá-los, além de instigar a reflexão sobre a utilização dos recursos na implementação de políticas públicas.
Martino também ressaltou a importância do Estado possuir técnicos bem capacitados nessa temática, para que a aplicação de recursos nas diversas áreas das políticas públicas, aconteça de forma cada vez mais efetiva.
“Entender bem todo o processo de captação de recursos fortalece nossas entregas, pois não ficamos dependendo exclusivamente de recursos das fontes estaduais. Pensando dessa forma, a capacitação será mantida de forma contínua, de maneira que atenda toda a administração direta e indireta da esfera estadual, pois é fundamental garantir que os servidores estejam atualizados e preparados para enfrentar os desafios das divisões de convênios”, frisou.
Cynthia Oliveira é servidora pública estadual há mais de 20 anos, atualmente ela desenvolve suas atividades no setor de Convênios da Secretaria de Segurança Pública, ela faz parte da primeira turma do curso, e afirma que toda e qualquer qualificação engrandece os resultados dos trabalhos.
“Esse tipo de iniciativa não só eleva a qualidade de vida no ambiente de trabalho, mas também tem um impacto positivo nos serviços prestados à população”, disse.
TransfereGov
A ferramenta representa a evolução da antiga plataforma +Brasil e constitui instrumento integrado e centralizado, com dados abertos, destinado à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União, a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.
Maria Fernanda Azevedo